• Benefício das atividades físicas para portadores de autismo diz personal

Benefício das atividades físicas para portadores de autismo diz personal

11 Mai, 2020 18:24:04 - Geral

Içara (SC)

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirma que crianças e adolescentes de 5 a 17 anos pratiquem pelo menos uma hora de atividades físicas moderada a intensa por dia. Com isso, podendo evitar o desenvolvimento das chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como diabetes, enfermidades respiratórias e cardiovascular.

Um programa de treinamento físico visando a melhora da mobilidade, coordenação motora, equilíbrio, agilidade, concentração, interação social e a autoconfiança, podem ser implantados junto à rotina da criança.

Quando a criança inicia uma prática regular de atividades físicas, ela em um período curto de tempo começa a melhorar suas habilidades ao realizar atividades do seu dia a dia.

Por exemplo, as melhoras são visíveis quando a criança vai vestir uma roupa, conseguindo colocar a roupa com mais facilidade, quando for se alimentar a melhora aparece nas habilidade de segurar os talheres e os alimentos.

Durante a caminhada, subidas e descidas de degraus e de ônibus, as crianças praticantes de atividades físicas demonstram melhoras significativas em sua postura corporal. As habilidades motoras passam a ficar cada vez mais capacitados para poderem realizar determinadas tarefas.

No quesito emocional, segundo o personal trainer Rodrigo Brunel, a auto confiança e melhora da auto estima, começam a se elevar os níveis diantes de resultados conquistados quando as atividades físicas impõem com que a criança se desafie a concluir tal execução de exercício e com uma soma de incentivo do profissional que ali está. O feedback positivo é fundamental para a evolução/desenvolvimento da criança, dando a ela assim, uma maior autoconfiança, podendo deixar o medo de lado.

Um programa de Atividades Físicas para autistas, é prescrito de maneira individualizada, trabalhando assim, a necessidade de cada um. Cada autista é único, e precisa de uma atenção em especial. Cada um tem o seu tempo de aprendizagem e maneiras de desenvolvimento físico e emocional.

Importantes benefícios oferecidos por um programa de atividades físicas consistem em:
.
• Prevenir e diminuir problemas cardiovasculares e pulmonares.
• Auxíliar no controle da diabetes, artrite e doenças cardíacas
• Manutenção da densidade óssea.
• Aumento da força e resistência muscular.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE