Barragens no Vale do Itajaí diminuem enfeito das enchentes

29 Mai, 2017 17:37:04 - Brasil

Florianópolis (SC)

As barragens de Ituporanga (Sul) e de Taió (Oeste) têm sido verdadeiros escudos para proteger as cidades que ficam abaixo. Desde sexta-feira, 26, todo o Estado é atingido pelas chuvas devido ao avanço de uma frente fria em Santa Catarina. Com isso, o nível dos rios sobem e oferecem riscos para a população em algumas regiões. 

Com o investimento do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da secretaria de Estado da Defesas Civil SC, foi possível prevenir os efeitos das chuvas. Às 15h desta segunda-feira, 29, a barragem Sul estava com cinco comportas e o canal extravasor fechados, o que siginfica que não foi necessário liberar água para o rio. A água atingiu o nível de 20,26 m, sendo que a altura do vertedouro é de 31 metros de altura. O nível do rio abaixo dela é de apenas 0,40 m. 

Já a barragem Oeste, no mesmo horário, estava com o canal extravasor e quatro comportas fechadas, somente três estavam abertas. A água nela atingiu 13,46 m, e abaixo, no rio, 6,05 m. 

Níveis dos Rios: 29/05/2017 - 15h
Centro - Ituporanga: 1.08 m 
Centro - Rio do Sul: 6.91 m
Centro - Rio do Oeste: 7.13 m

O diretor de Resposta da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Anderson Ciotta, comenta que essas obras são peças chave para diminuir os efeitos das enchentes nos municípios abaixo. "Conseguimos regular a vazão do rio para que ele não atinja fortemente os municípios abaixo das barragens e abrir cinco abrigos no município de Rio do Sul, sendo que em apenas três receberam pessoas preventivamente", explica.

Após o investimento do Governo do Estado, as duas barragens foram sobre-elevadas em dois metros de altura. Com isso, a capacidade de retenção do líquido foi aumentada. A barragem Sul teve a capacidade aumentada em 18%, e a barragem Oeste 20%. 

Dados das barragens
Barragem Ituporanga (Sul) 
31 m vertedouro 
- 100 milhões m3 de água armazenados
5 comportas (vazão 131 m3 /s)
1 canal extravasor (vazão 279 m3 /s
Barragem Taió (Oeste) 
23 m de vertedouro 
100 milhões de m3/s
7 comportas (vazão 157 m 3/s) 
1 canal extravasor (vazão 240 m3/s)

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE