• Banco Mundial conhece trabalho desenvolvido pelo Comitê Urussanga

Banco Mundial conhece trabalho desenvolvido pelo Comitê Urussanga

23 Mar, 2018 16:44:46 - Variedades

Urussanga (SC)

O 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília, resultou em ampla visibilidade, troca de experiências e conhecimento para o Comitê da Bacia do Rio Urussanga. Entre 17 e 23 de março, o órgão do Sul de Santa Catarina apresentou seu trabalho na Vila Cidadã para quase 100 mil pessoas que prestigiaram o evento internacional. Antes do encerramento do Fórum nesta sexta-feira, dia 23, Cenilda Mazzucco visitou o estande do Banco Mundial.

Na oportunidade, a profissional foi acolhida pela representante do Banco Mundial e especialista em Recursos Hídricos, Cármen Molejon. Cenilda apresentou uma síntese do trabalho desenvolvido e do resultado alcançado pelo Comitê Urussanga com o apoio do programa SC Rural, uma parceira entre o Governo de Santa Catarina e o Banco Mundial. Na ocasião, a representante do Banco Mundial também recebeu materiais gráficos do Comitê Urussanga, bem como uma cópia do Plano Estadual de Recursos Hídricos entregue por profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina.

"Encerramos nossa participação sendo parabenizados pelos representantes do Banco Mundial. Este evento internacional foi uma grande oportunidade de compartilhar nosso trabalho, principalmente uma estratégia desenvolvida entre 2012 e 2016, para Comitês de Bacias Hidrográficas de todo o país e profissionais de todo o mundo. Percebemos no retorno de milhares de visitantes que a nossa atuação está no caminho certo. Fomos muito elogiados pelo trabalho profissional desenvolvido no Comitê Urussanga", ressalta Cenilda Mazzucco, uma das representantes do Comitê da Bacia do Rio Urussanga no 8º Fórum Mundial da Água.

De acordo com Cenilda, o Fórum Mundial da Água possibilitou a ampliação de contatos com especialistas e profissionais de todo o mundo "Este fator é muito importante na elaboração dos próximos projetos e das ações em prol dos recursos hídricos da nossa bacia. Sabemos que poderemos contar com mais pessoas para trocar ideias e experiências. Além disso, acompanhamos discussões relevantes sobre o modelo e a gestão do recursos hídricos no Brasil e no mundo. Experiências técnicas de diversos países também foram apresentadas e nos mostraram ideias de melhorias, práticas, desafios e soluções na gestão", acrescenta.

O diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) de Santa Catarina, Bruno Beilfuss salienta que o Comitê Urussanga demonstrou mais uma vez a capacidade de articulação e engajamento dos representantes da bacia do rio Urussanga na gestão participativa da água. "O apoio e fortalecimento dos Comitês geram ótimos resultados em Santa Catarina. Em agosto, nosso Estado irá sediar o 20º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) e o tema levará a discussão para o futuro da água. Será uma oportunidade de  demonstrar para toda a sociedade a importância da gestão integrada, descentralizada e participativa dos recursos hídricos", frisa.

Fórum mundial

A edição do Fórum Mundial da Água promovida no Brasil contou com quase 7 mil participações em 59 sessões, além de centenas de painéis, rodas de conversas, entre outras atividades. Os documentos elaborados nos espaços de Processo Político e de outras comissões estarão disponíveis no site do 8º Fórum Mundial da Água. Já o documento final oficial deverá ser divulgado nos próximos dias. O balanço preliminar apresentado no encerramento do evento na manhã desta sexta-feira, dia 23, mostra que as ações realizadas até o momento em relação a água não asseguram a segurança hídrica para a população mundial.

"Foi muito destacada a necessidade de ampliar o engajamento político a nível global. Avaliação divulgada pela UNESCO indica que sem um forte investimento em acesso à água e ao saneamento, metade da população do mundo em 2050 terá restrição no acesso à água em ao menos um mês do ano. Para mitigar este cenário, o papel das infraestruturas verdes e ecossistêmicas são fundamentais e incluem, por exemplo, recomposição de áreas de preservação permanente, manutenção de áreas úmidas de recarga, melhores práticas de uso do solo tanto no espaço rural quanto urbano, entre outras ações", pontua Bruno Beilfuss, da SDS.

O coordenador do Fórum Cidadão, Lupercio Antônio, expôs os dez princípios pactuados nesta edição do evento. Entre eles estão a educação e o acesso a informação para a efetiva participação social na gestão da água. O espaço Vila Cidadã contabilizou a visita de 40 mil crianças.  A 9ª edição do Fórum Mundial da Água acontecerá em 2021, em Dacar, no Senegal.

TEXTO/ ELIANA MARIA MACCARI
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança