• Bancários mobilizados em defesa dos bancos públicos

Bancários mobilizados em defesa dos bancos públicos

28 Set, 2017 09:56:27 - Geral

Criciúma (SC)

O Dia Nacional de Luta em defesa dos bancos públicos: Banco do Brasil, Banrisul e Caixa mobilizou os bancários em todo o Brasil hoje (27) em Criciúma e região. Os protestos acontecem todas as quartas-feiras desde  o dia 20 de setembro e seguem até o mês de dezembro. Em Criciúma os trabalhadores dos três bancos estatais  vestiram, camisetas com frases contra a privatização e postaram fotos nas redes sociais. Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Criciúma e Região, Edegar Generoso, o uso das camisetas hoje pelos bancários demonstra a unidade de propósito da categoria.  " Queremos levar esta proposito da defesa dos bancos públicos as demais pessoas e população. Começamos por nós e trabalharemos para engajar os outros", disse o sindicalista.

PORQUE DEFENDER OS BANCOS PÚBLICOS?

*Sem bancos públicos o financiamento da casa própria seria mais caro - A Caixa é responsável por 70% do crédito para a habitação e pela administração de recursos do trabalhador é a instituição que mais contribui para a amenizar o problema do déficit habitacional, por meio de um volume extraordinário de financiamentos do Programa Minha Casa Minha Vida (lançado em 2009). Além de ser a operadora do Programa, a Caixa também concede empréstimos para os compradores dos imóveis.

*Sem bancos públicos a comida seria muito mais cara - Para iniciar a plantação, o agricultor precisa de dinheiro para comprar sementes. Ele precisa tomar dinheiro emprestado.  O governo fez um programa para que o agricultor pudesse tomar crédito bancário com taxas de juros mais baixas. Esse programa se chama Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Os bancos privados quase não ofertam esse tipo de crédito.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança