• Bancada didática proporciona ambiente de ensino

Bancada didática proporciona ambiente de ensino

07 Jun, 2018 15:37:53 - Educação

Criciúma (SC)

Visando possibilitar a integração de diferentes disciplinas e as aplicações práticas na sala de aula, a Faculdade Satc disponibiliza experiências similares às encontradas no mercado de trabalho. A iniciativa mobiliza alunos e professores na construção de bancadas de treinamento para as aulas técnicas. Após a conversão de um carro à combustão para elétrico, o Inowattis, a instituição converterá um segundo veículo, onde está sendo desenvolvida a bancada de testes para o motor elétrico. “Nós entendemos que essa área de mobilidade elétrica irá demandar profissionais para o futuro e presente, esse é um dos pontos em que a gente vem trabalhando para desenvolver a formação de profissionais e também de pesquisas”, destaca o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, André Abelardo Tavares.

Foram doados para a Satc dois kits em parceria com a Itaipu Binacional, contendo motor, bateria, acelerador e sistema de frenagem, que irá simular o carro. “Na bancada estamos instalando um motor com sistema de refrigeração a água por meio de radiador e adaptando um sistema de freios”, explica o professor do curso de Engenharia Mecânica Fábio Peruch. A ideia é melhorar a autonomia do veículo.

De acordo com Peruch, além de simular o funcionamento do motor elétrico, foi desenvolvido um sistema de software que será utilizado para análise dos professores e alunos nas aulas. “Vamos medir a temperatura da água que está refrigerando o sistema, para sabermos a eficiência térmica do radiador. A intenção é conseguimos reduzir seu tamanho”, ressalta.

O que são bancadas didáticas?

Bancadas didáticas são ferramentas de auxílio para a realização de experimentos. Conseguem familiarizar os componentes e ao mesmo tempo verificar na prática a teoria vista em aula. “Quando o motor for instalado no próprio veículo já estará pronto, pois anteriormente ele foi testado na bancada, onde é mais fácil identificar possíveis problemas”, lembra Tavares.

Projetos didáticos

Em parceria com a empresa Mobilis, a Faculdade estará recebendo em junho uma plataforma em que os alunos poderão alterar as características da parte elétrica, mecânica, eletrônica e conseguirão programar o veículo. “A Satc é a instituição de ensino de Santa Catarina que está investindo em um laboratório móvel que os alunos usarão nas aulas. Será um carro que iremos adquirir, onde possui um motor, painel próprio e tem a bateria onde iremos monitorar para sabermos como está o comportamento e com isso os alunos irão entender melhor como funciona um carro”, informa o coordenador.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE