Banana Belluna será apresentada nessa sexta-feira

28 Out, 2016 09:07:13 - Geral

Siderópolis (SC)

A Epagri vai apresentar nessa sexta-feira, 28, no salão de festas da comunidade de Rio Kuntz, em Siderópolis, o cultivar BRS SCS Belluna, que produz uma banana com qualidades nutricionais diferenciadas. A apresentação da nova cultivar será às 13h30, com visitação à área de produção do agricultor Aldo Zanin às 15h30. Às 16 horas será oferecido um café com receitas a base da banana Belluna, preparado pelas merendeiras do município e orientado pela nutricionista Márcia Moretti, da Secretaria de Educação de Siderópolis.

Banana Belluna - Rica em fibras, com menor conteúdo de carboidratos e valor calórico mais baixo que os cultivares comerciais, a nova banana possui quatro vezes mais amido resistente que a Caturra e duas vezes mais que a Branca, produzindo um fruto naturalmente biofortificado, o que a diferencia das cultivares em uso pelos agricultores brasileiros.

O material genético selecionado é indicado para produção de fruto de mesa e industrialização. É excelente para cultivo em sistemas intensivos de produção orgânica e/ou agroflorestais. 

A BRS SCS Belluna é resistente à sigatoka-amarela e ao mal-do-panamá, e moderadamente resistente à sigatoka-negra, principais doenças que causam danos à bananicultura brasileira e mundial. A escolha do nome é uma homenagem a Siderópolis (SC), que em anos passados era chamada de Nova Belluno, uma menção à comuna de Belluno, Norte da Itália, região de origem dos imigrantes que fundaram a cidade.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança