• Balneário Rincão realiza dia D contra a gripe H1N1

Balneário Rincão realiza dia D contra a gripe H1N1

11 Mai, 2018 13:47:20 - Saúde

Balneário Rincão (SC)

As unidades de Saúde de Balneário Rincão estarão abertas neste sábado das 8h às 17 horas para o Dia D da Campanha Nacional contra a influenza. A campanha começou no dia 23 de abril e segue até o dia 1º de junho. A meta é imunizar 90% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. Estarão abertas as unidades do Rincão Sul, Centro, Pedreiras, Lagoa dos Freitas e Barra Velha. O grupo prioritário é formado por pessoas com mais de 60 anos, gestantes, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, professores e portadores de doenças crônicas. Até o momento, 173 municípios catarinenses não conseguiram atingir 50% de cobertura.

A gripe é uma doença grave causada pelo vírus Influenza, que é transmitido por meio das secreções respiratórias, podendo sobreviver por minutos no ambiente, sobretudo em superfícies tocadas frequentemente. Os sintomas iniciais são febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e persiste por cerca de três dias. O vírus Influenza possui grande variabilidade de seu material genético, podendo apresentar três tipos e inúmeros subtipos. Os tipos A e B são os que mais causam doenças no ser humano.

As principais dicas para evitar a gripe são lavar e higienizar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento; ao tossir ou espirar, proteja o rosto com um lenço ou com o antebraço; evitar tocas as mucosas dos olhos, do nariz e da boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes ventilados; e evitar o contato próximo com pessoas que apresentem os sintomas da gripe. Outra alerta é caso esteja com os sintomas da gripe para procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de buscar tratamento adequado.

Saúde na comunidade

Ainda neste sábado, dia 12, a Secretaria de Saúde de Balneário Rincão estará realizando o programa Saúde na Comunidade. Desta vez, a ação será realizada no Centro do município com a barraca da a saúde sendo instalada no pátio do antigo Mercado Cabinho. Haverá pesagem, orientação do programa Bolsa Família, testes rápidos e vacinas. Terá também orientações com dentista, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, médico, farmacêutico e outros profissionais. Mais uma vez estará presente a equipe multiprofissional da Unesc e a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE