• Baja Satc participa de competição nacional da SAE/Brasil

    Equipe de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc estará presente pela primeira vez na competição.

Baja Satc participa de competição nacional da SAE/Brasil

15 Dez, 2017 13:45:19 - Educação

Criciúma (SC)

Na bagagem, além de parafusos e chaves, a turma de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc leva mais expectativa, emoção e a certeza de novos aprendizados. “Vamos aprender ainda mais, evoluir na concepção do projeto e fazer um carro ainda mais competitivo”, define o acadêmico Guilherme Ronzoni Rosso. O jovem Guilherme, de 18 anos, é o piloto do Baja Satc e levou o veículo off-road a desbravar caminhos na etapa sul do Baja SAE/Brasil. Agora, o desafio é outro. A turma levará o carro à disputa nacional.

Em fevereiro de 2018, a equipe da Satc estará no Baja SAE/Brasil em São José dos Campos (SP) na competição que reúne as melhores faculdades de Engenharia Mecânica do país. “É uma oportunidade única. Sabemos que a disputa é de alto nível, mas vamos trabalhar muito”, garante o professor Adelor de Costa. Além desse relacionamento com colegas de outras instituições de ensino, a participação no projeto Baja faz com que o aluno se torne um engenheiro mais completo, aprendendo a fazer projetos, orçamentos e testes de materiais.

O Baja Satc é um carro totalmente desenvolvido pelos acadêmicos de Engenharia Mecânica. Desde a concepção do projeto, produção de peças, testes e ajustes, tudo é feito por alunos e professores. Nos últimos oito anos a equipe esteve na disputa regional Sul, realizada na cidade de Passo Fundo (RS). Em novembro passado, a turma voltou de lá com a 5ª posição na classificação geral e dois primeiros lugares, no enduro e na prova que avalia suspensão e tração. Uma das novidades apresentadas foi a produção de peças feitas com a impressora 3D que está instalada no laboratório Pronto da Satc.  

“Na etapa de Passo Fundo estava ainda conhecendo o carro. Agora estou mais acostumado”, afirma Guilherme. A etapa nacional ocorre entre 22 e 25 de fevereiro em São José dos Campos. Viajam 20 alunos e quatro professores de Engenharia Mecânica.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

JInews