• Baja Satc busca o tricampeonato no Regional Sul 2018

Baja Satc busca o tricampeonato no Regional Sul 2018

08 Out, 2018 14:15:30 - Esporte

Criciúma (SC) 

Equipe se prepara para a primeira colocação na categoria Enduro e seguir entre os três melhores lugares no geral

O Baja Satc participa do 16º Baja Regional - Etapa Sul 2018 programada pela SAE Brasil de 12 a 14 de outubro em Pato Branco (RS). O objetivo do grupo de alunos e professores da Engenharia Mecânica é lutar pelo tricampeonato na categoria Enduro e manter a colocação entre as três primeiras posições no ranking geral. Este ano, o desafio da equipe foi melhorar o conforto do piloto e o design do carro explorando a identidade do grupo e da Satc.

Os acadêmicos buscam em cada projeto melhorar o desempenho do veículo Off Road avaliando o que não funcionou no ano anterior e aprimorando seus pontos fortes. “Visamos neste ano ir melhor nas avaliações de projeto e conseguir manter nossa posição no enduro que durante dois anos (2016 e 2017) ficamos em 1º lugar”, relata o estudante de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc e capitão da equipe, Hugo Tison.

Outro diferencial é a preocupação com a imagem do Baja. No projeto visual a preocupação foi repassar a personalidade dos acadêmicos e da instituição. “O encosto do banco do motorista fizemos com a logo da Satc e toda parte de adesivagem é com este mesmo objetivo, para que o veículo fique visivelmente mais bonito”, expõe o acadêmico.

As etapas da competição iniciam com a avaliação de projeto, conforto do carro examinado por um piloto de fora, segurança e as dinâmicas do veículo, como tração, suspensão, dirigibilidade e aceleração. Além disso, no último dia do evento ocorre a prova do enduro. “Terminamos com essa categoria que é disputa de resistência do veículo em terrenos acidentados que dura quatro horas. O carro fica correndo neste período e o objetivo é que ele consiga se manter na pista, quebrando o mínimo possível”, destaca Tison.

A equipe é formada por 18 acadêmicos, sendo que seis trabalham diariamente com veículo, com divisão de setores para a elaboração do projeto. “Além de toda preocupação com o carro, este ano estamos investindo na divulgação do Baja. Nos dias do evento um acadêmico de Engenharia Mecânica será responsável exclusivamente pelas fotos e vídeos da competição”, ressalta o capitão.

Aplicando conhecimento

Os estudantes adquirem competências a partir do que é visto em sala de aula, mas é no Baja que eles têm diariamente o contato prático com a engenharia. “O projeto é base para uma carreira futura e está disponível aqui na nossa cidade, fora dos grandes centros”, frisa o acadêmico de Engenharia Mecânica, Felippe Almeida.

Para ele, este tipo de aprendizagem está agregando para sua evolução como aluno e na formação do grupo. “Estamos conseguindo acompanhar o avanço do projeto, pois esse ano a equipe é toda nova e estamos crescendo juntos”, afirma.

A preparação para a formação dos alunos busca incentiva-los à prática das mais diversas funções. “É bem desafiador participar de um projeto deste nível, porque vemos todas as áreas de elaboração de um produto, toda parte de estudo e aplicação da engenharia”, salienta o capitão.

Incentivo pedagógico

A Satc fomenta o desenvolvimento pessoal de cada aluno, mas também, o relacionamento com colegas e suas carreiras profissionais. “Nosso objetivo é agregar na formação do futuro engenheiro e que o projeto abra portas quando os alunos forem para mercado de trabalho”, enfatiza o coordenador do projeto, Adelor da Costa.

O professor fala com orgulho sobre o empenho e dedicação dos alunos. “Os resultados mostram o potencial do grupo e todo o esforço deles. Sempre estamos bem colocados entre as principais equipes, inclusive com as universidades federais e estaduais da região sul do país”, evidencia.

O projeto tem suporte da equipe pedagógica da instituição. “Desde o início do da iniciativa professores estão ligados a ele dando todo auxílio aos alunos, como o Fábio Peruch e o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Satc, Luiz Carlos de Cesaro Cavaler. É gratificante ver toda a evolução do Baja Satc”, reforça Costa.

Conquistas

Pela primeira vez a Satc participou da 24ª Competição Baja SAE Brasil de abrangência nacional em 2018. “Foi nossa estreia no evento e ganhamos o prêmio de Melhor Equipe Novata que é um reconhecimento bem expressivo, pois participavam mais de 80 grupos”, comemora o coordenador do Baja Satc.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE