• Baja Satc alcança bons resultados na competição Regional Sul 2018

Baja Satc alcança bons resultados na competição Regional Sul 2018

01 Nov, 2018 17:38:44 - Geral

Criciúma (SC)

Acadêmicos da Faculdade Satc conquistaram resultados expressivos no 16º Baja Regional - Etapa Sul 2018, que desafia os futuros engenheiros mecânicos a aplicarem seus conhecimentos teóricos na prática. A equipe Baja Satc obteve a 6ª colocação geral e 5º na classificação final do enduro. Para o ano de 2019 o grupo tem como objetivo a construção de um novo veículo Off Road que terá uma estrutura diversificada e com manutenção simples.

Alcançar as primeiras colocações é o resultado do desenvolvimento prático e a experiência adquirida pela equipe. “A Satc ficou mais uma vez entre as principais universidades e faculdades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Continuando entre os melhores na ponta da tabela das 20 equipes participantes”, destaca o coordenador do projeto, professor Adelor da Costa.

Para o capitão da equipe Hugo Tison, a evolução do projeto foi significativa e resultou em boas colocações. “O entrosamento foi de grande importância principalmente na disputa do enduro, onde tivemos que ter muita criatividade para manter o carro na pista e diversas soluções rápidas. O trabalho em grupo foi muito forte e de suma importância”, ressalta.

Apesar dos problemas enfrentados com a chuva e o terreno de provas estar com muita lama dificultando a corrida, o que a equipe leva da competição é a troca de experiências. “O contato direto com outros estudantes de Engenharia nos faz compartilhar conhecimentos e novas ideias. Sempre mantemos uma relação de amizade, pois não estamos lá apenas como adversários e sim como parceiros”, relata o acadêmico de Engenharia Mecânica, Felippe Almeida.

Desafios

Em cada competição a equipe busca aprender com as dificuldades e obstáculos, mas sempre traçando novas metas para o Baja Satc 2019. “Faremos um veículo totalmente do zero, como nova estrutura de gaiola, suspensão, direção, motor, transmissão, cubos de roda. Essas mudanças nos dão uma perspectiva boa para que a gente consiga alcançar melhores resultados na competição”, frisa o coordenador. Um diferencial do projeto é a composição de dois veículos disponibilizados para estudos e testes. “Tudo o que pudermos tirar de informação do carro de 2018 que vai ficar montado, nos ajudará na construção de veículo melhor e mais competitivo”, salienta o capitão.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE