• Baile junino é realizado no Asilo São Vicente de Paula

    Na tarde deste domingo, grupo de voluntários da empresa Farben esteve no Asilo São Vicente de Paula interagindo com os internos

Baile junino é realizado no Asilo São Vicente de Paula

23 Jul, 2018 09:46:48 - Variedades

Criciúma (SC)

A alegria tomou conta do Asilo São Vicente de Paula de Criciúma na tarde deste domingo. Ao som de canções juninas, os internos da casa caíram na dança com o grupo de voluntários formados por colabores da empresa Tintas Farben. Além da dança, também foi servido aos internos e visitantes guloseimas juninas, como pinhão, pipoca e paçoquinhas. A festa começou às 14 horas e seguiu até o fim da tarde. “A felicidade deles é muito contagiante”, fala a voluntária Maria Przyvivowski, que visita o asila pela segunda vez.

A gerente administrativa do Asilo São Vicente Andresa Rabelo Ronsani pontua que os idosos já esperam esta data com expectativa. “Eles até já esperam a festa”, ressalta Andresa. Para ela, mais empresas deveriam fazer igual a Farben, contribuir com a alegria dos idosos com visitas pontuais. Andresa disse que a Farben é uma parceira de anos e que costuma realizar dois eventos no asilo, que são o baile junino e a visita de fim de ano.

O vice-presidente da empresa Tintas Farben, Edmilson Zanatta, ressalta a importância de poder envolver e motivar o pessoal no trabalho a fazer este trabalho voluntário. “Trabalho com esta doação e energia é muito bom para quem recebe, mas é ainda mais gratificante poder arrancar um sorrido dos internos. Isso não tem preço”, coloca Zanatta.  Ele lembra que além do asilo, o grupo de voluntário visita durante o ano o Hospital São José de Criciúma e o Hospital São Donato de Içara.

Doações fazem a diferença – A gerente administrativa Andresa Rabelo Ronsani pontua que além desta energia positiva trazida pelos visitantes, o asilo precisa para manutenção dos 70 idosos internados de leite e material de higiene como desodorante, creme dental, aparelhos de barbiar entre outros. Segundo ele, o primeiro semestre diminui muito as doações, mas nos últimos meses as coisas começam a normalizar.

A assistente social Maria Scotti explica que tem melhorado muito o atendimento prestados aos idosos com a ala de saúde dando melhores condições e com a clinica de fisioterapia, que beneficia muito o dia a dia dos internos. A assistente social traça um perfil de que muitos dos internos não tem família e apresentam problemas de saúde, por isso precisam de acompanhamento diário. “Geralmente recebemos pessoas solteiras e divorciadas que ficam em casa enquanto tem certa autonomia, mas quando precisam de ajuda acabam vindos ou são encaminhados para o asilo”, explica. Atualmente o asilo conta com 41 profissionais em seu quadro de colaboradores nos diversos setores e por isso a instituição precisa constantemente de ajuda. “A comunidade de Criciúma é muito solidária”, fala Maria Scotti.

Melhorias nas instalações – A Asilo São Vicente de Paula de cinco anos para cá tem passado por uma grande transformação com a revitalização das alas masculina e feminina e da cozinha. Atualmente está em obras a parte administrativa e o refeitório. “Também estamos com um projeto de acessibilidade para ser implantado”, aponta o presidente do Asilo Zamil Casagrande. Segundo ele, já foram investidos nas obras cerca de R$ 1,5 milhão, e ainda devem ser gastos mais R$ 500 mil com os projetos em andamento. “Queremos concluir tudo até agosto de 2019, para não deixar nada pela metade para a próxima diretoria”, destaca Casagrande.


TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE