• Avicultura em destaque em mais uma edição Itaipu Rural Show

    Aurora Alimentos oferece palestras sobre temas atuais na produção de aves

Avicultura em destaque em mais uma edição Itaipu Rural Show

26 Jan, 2017 17:30:35 - Geral

Chapecó (SC)

O Brasil é uma das referências na produção de aves e o maior exportador da carne do mundo com aproximadamente 40% do mercado. Gera cinco milhões de empregos diretos e indiretos e coloca o País em um patamar de destaque. Em 2016, 47% da carne exportada foi oriunda da avicultura. A Cooperativa Central Aurora Alimentos destacou-se no mercado no último ano. Atingiu em números gerais 343 pontos no Índice de Eficiência Produtiva (IEP) com uma conversão alimentar de 1,743 e peso médio de 2,879 kg.

Parte desse resultado – um dos melhores dos últimos anos – teve a contribuição da Cooperativa Regional Itaipu (Cooperitaipu) que obteve o melhor lote entre todos os abatidos em 2016 pela Aurora Alimentos. “O lote produzido pelo avicultor Ricardo Carlos Petry, do município de Saudades, teve 1,328 de Conversão Alimentar Ajustada”, relatou o médico veterinário da Aurora Alimentos, Joviano Samuel Durigon. 
Nesta semana, a Aurora Alimentos demonstra esse e outros resultados positivos em mais uma edição do Itaipu Rural Show. O evento promovido pela Cooperitaipu iniciou em Pinhalzinho na quarta-feira (25) e segue até sábado (28), com o objetivo de demonstrar aos visitantes as tecnologias e tendências do agronegócio. 

O público visitante e os avicultores tiveram a oportunidade de participar de debates sobre temas atuais da avicultura. As palestras “Qualidade de pintos: como avaliar e garantir”, ministrada por Felipe Lino Kroetz Neto e a “Influência do manejo das aves na qualidade intestinal”, com Letícia Dal Berto, estiveram à disposição de quem passou pelo espaço da Aurora Alimentos no Itaipu nesta quinta-feira (26). Até o sábado outras palestras serão ofertadas para informar aos produtores o que de mais atual existe no mercado da avicultura.

DE OLHO NA INFLUENZA AVIÁRIA

No espaço também está sendo focada a questão da biossegurança. “Nos últimos dias nos deparamos com inúmeros casos de Influenza Aviária pelo mundo. Essa situação nos deixa em estado de alerta e preocupados, uma vez que nunca registramos essa enfermidade em território nacional. Para diminuirmos os riscos de existirem casos em território brasileiro estamos reforçando com os produtores algumas medidas de profilaxia que devem ser seguidas”, esclareceu Durigon.

Não deixar pessoas estranhas entrarem na unidade produtora; lavar e desinfetar veículos e equipamentos antes de entrar na propriedade; aplicar práticas de higiene; evitar o contato com outras espécies de aves como gansos e pássaros silvestres; utilizar água tratada para o consumo das aves e para nebulização e realizar um controle de roedores. Essas são as principais orientações repassadas pela Aurora e que devem ser seguidas pelos avicultores para evitar a transmissão da doença. “Nossa intenção é alertar os produtores para que possamos continuar garantindo o status sanitário de destaque que Santa Catarina possui”, complementou o médico veterinário.

Essas e outras dúvidas relacionadas a produção de aves podem ser sanadas no estande da Aurora Alimentos no Itaipu Rural Show até sábado.

FALB NO ITAIPU

Um espaço especial para as famílias foi montado na 19ª edição do Itaipu Rural Show. A Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB) – mantida pela Aurora Alimentos – está presente com os programas Roda de Leitura e Turminha da Reciclagem, além da colorida Kombi Biblioteca Itinerante que leva a diversos espaços e feiras o acesso a pluralidade cultural por meio dos livros e do incentivo à leitura.

As atividades oferecem aos visitantes momentos de descontração e socialização, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita por meio da leitura e contação de histórias. Também são repassadas orientações sobre a importância da preservação dos recursos naturais buscando a cooperação com a natureza por meio das atividades lúdicas da Turminha da Reciclagem. “A FALB sempre está presente com seus programas visando contribuir para um mundo melhor seja por meio do estímulo à leitura ou da conscientização ambiental. Queremos plantar sementes que darão frutos positivos no futuro”, destacou a presidente da FALB, Isabel Machado.

O Itaipu Rural Show conta com o patrocínio do Sicoob Creditaipu, Ceraçá, JW Construção e Sygenta. O apoio é da Aurora Alimentos, Prefeitura de Pinhalzinho, Governo do Estado de Santa Catarina, Sescoop/SC, Senar/SC, Sebrae, Funturismo, Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, Governo Federal, BRDE e Epagri.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃOFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE