• Aventura arqueológica transforma crianças em ‘arqueólogos’

Aventura arqueológica transforma crianças em ‘arqueólogos’

07 Jul, 2016 00:00:00 - Educação

Balneário Rincão (SC)


Aproximadamente 488 alunos, de 6 a 12 anos, das escolas municipais de Balneário Rincão participaram do projeto “Escavação: aprender arqueologia brincando”. Um sítio arqueológico didático/experimental foi montado para proporcionar aos estudantes de maneira prática a ampliação do conhecimento na área arqueológica, além de ressaltar a importância da pesquisa e da preservação dos sítios arqueológicos.


A aventura foi dividida em três partes, reproduzindo os procedimentos do campo da arqueologia: escavação, coleta e pesquisa. “As crianças viraram ‘arqueólogos’ por um dia. Simularam uma escavação no solo e conheceram como é o trabalho de um profissional. Procuraram peças de arqueologia no sítio didático no cenário criado no fundo do museu”, explica a coordenadora do Museu Elisângela Machieski.


O pequeno Willians Rodrigues, de 8 anos , adorou participar do projeto. “Eu gostei de escavar. Quando eu crescer, quero ser arqueólogo”, diz. Ana Flávia Pereira Lino, também de 8 anos, é coleguinha de Willians. Os dois estudam na mesma turma: o terceiro ano B. Ela fala que se divertiu muito e relembra detalhes dos momentos em que estiveram no sítio arqueológico. “A professora dividiu nossa turma em quatro equipes. O meu grupo conseguiu achar um vaso antigo e algumas pedras”, conta entusiasmada.


De acordo com a coordenadora, o projeto surtiu um resultado positivo e escolas de todos os municípios da AMREC se interessaram pela atividade. “A intenção é continuar com o trabalho até outubro para atender demais educandários”, reforça.


No total, 974 alunos e 49 turmas participaram da ação, que contemplou escolas de Balneário Rincão, Içara e Criciúma durante os meses de maio e junho. O projeto foi uma proposta da museóloga e historiadora, Luana Mendes. Financiado pela Fundação Catarinense de Cultura, contemplado pelo prêmio Elisabete Anderle de estímulo à cultura/2015. Todo o material adquirido para o desenvolvimento da ação foi doado ao museu, que segue realizando agendamentos para escolas até o mês de outubro pelo telefone 3468-7253.


Projeto “Como nossos avós”


Com a intenção de resgatar as tradicionais brincadeiras antigas, o Museu também irá realizar a partir de agosto uma série de atividades com as crianças das escolas do Balneário Rincão. Cantigas de rodas e contação de histórias também farão parte do projeto que visa mostrar às crianças a diferença das brincadeiras antigas das atuais.


Neste primeiro momento, está sendo aplicado um questionário com as pessoas que vivenciaram a infância na década de 40 a 70 para extrair os principais passatempos da época. Logo depois, o projeto será posto em prática em todas as escolas do município.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE