• Avantis promove 1º Concurso de Pontes de Engenharia Civil

Avantis promove 1º Concurso de Pontes de Engenharia Civil

29 Nov, 2016 15:14:21 - Variedades

Balneário Camboriú (SC)

Muitos palitos de picolé, cola, verniz e precisão de sobra marcaram o 1º Concurso de Pontes do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Avantis. O evento integrou a Semana Acadêmica e fez os alunos trabalharem duro para conquistarem o prêmio de R$ 1 mil, cedido pela Construtora Pasqualotto. O concurso mexeu com as emoções do público, que vibrou e comemorou junto a cada conquista dos participantes.

Os acadêmicos precisavam construir uma ponte com palitos de picolé e a que suportasse mais peso seria a vencedora. Dez grupos participaram do desafio, que aconteceu na última sexta-feira, 25, no ginásio da instituição. Quem conquistou o primeiro lugar foram os irmãos Edilaine Ferreira dos Santos, 21 anos, e Fernando Ferreira dos Santos, 22 anos, que são acadêmicos do terceiro Período de Engenharia Civil. Os dois construíram a ponte vencedora, que suportou 110kg, em dois finais de semana. 

Eles utilizaram 600 palitos de picolé e 600 palitos de dente, cola branca e verniz. “Tínhamos esperança de vencer, mas os concorrentes eram muito bons. Ficamos muito felizes”, disse Fernando. Edilaine conta que adorou participar do concurso, ressaltando que a dupla conseguiu colocar em prática ensinamentos aprendidos na sala de aula.

O coordenador do curso de Engenharia Civil, Alexandre Maines, explica que a Semana contou com palestras e um workshop, além ainda do Concurso de Pontes e de uma exposição de trabalhos acadêmicos desenvolvidos ao longo do curso. Ele salienta que o intuito é levar profissionais para dentro da Faculdade, promovendo o contato entre quem já atua na área com os estudantes. “Assim conseguimos ampliar os conhecimentos dos acadêmicos, pois eles têm contato com quem de fato está trabalhando com aquilo que eles ainda estão estudando. Isso serve para também motivá-los”, comenta.

Maines diz que o objetivo do Concurso de Pontes era fazer com que os alunos tivessem que estudar a teoria, revendo os conteúdos aprendidos em sala de aula, para conseguirem construir as suas pontes. O coordenador comemora o resultado e confessa ter ficado impressionado com os trabalhos apresentados pelos alunos. “Eles realmente se dedicaram e apresentaram pontes de grande qualidade, mostrando que serão profissionais de excelência”, acrescenta.

A diretora da Faculdade Avantis, Isabel Regina Depiné, acompanhou o concurso de pontes e comenta que o evento trabalha com a partilha de conhecimento, exaltando que os acadêmicos também aprendem fora da sala de aula. “Eles interagiram entre si e estavam todos muito atentos. Foi muito bacana, até mesmo porque é a integração da teoria e da prática”, afirma. Ela aproveitou ainda para agradecer o apoio da Construtora Pasqualotto, que está incentivando a prática profissional dos futuros engenheiros.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE