• Auto de prisão em flagrante por videoconferência agiliza os serviços da PC

Auto de prisão em flagrante por videoconferência agiliza os serviços da PC

26 Mai, 2020 21:47:04 - Política

Criciúma (SC)

As inovações tecnológicas estão ajudando diversos segmentos da sociedade. E é o caso da Polícia Civil que implantou o auto de prisão em flagrante por videoconferência e está sendo intensificada a implantação por todo o Estado em razão da pandemia. O novo sistema emprega tecnologia e inovação, trazendo mais eficiência ao trabalho policial e otimização dos serviços. O assunto foi mencionado na sessão de hoje (26/05) pelo delegado regional Vitor Bianco Junior, que usou o espaço destinado a Tribuna Livre, por solicitação do vereador Paulo Ferrarezi.

Ele informou que a nova tecnologia é bastante promissora. “Isso já está sendo implantado e as propostas que vem são bastante promissoras. A pandemia veio para agilizar os serviços virtuais”, enfatizou.

Ele ainda falou dos trabalhos em razão do baixo efetivo e lembrou que a Delegacia Virtual da Polícia Civil está em funcionamento. “Antigamente, eram 12 Boletins de Ocorrência registrados pela Delegacia Virtual e hoje temos seis boletins de ocorrência que são feitos presencialmente. O restante, todos podem ser feitos através da Delegacia Virtual”, comentou. Dos serviços prestados de forma presencial estão: homicídio, latrocínio, violência doméstica, furto e roubo de veículo e estelionato. Os demais podem ser registrados pela delegacia virtual o que está otimizando os serviços, conforme o delegado.

Outras notícias

Disque denúncia

Hoje a Polícia Civil está com dois canais de disque denúncia. Um pelo 181 e o outro através do Whatsapp pelo número (48) 98844-0011 que foi lançado este ano, e que segundo o delegado Vitor Bianco Junior está recebendo bastante denúncia o que facilita a vida das pessoas.

Falta de efetivo

A falta de efetivo também foi abordada pelo delegado. “Somos em pouco para atender uma demanda muito grande, porém, as unidades de Criciúma têm uma estrutura boa, mas a situação de efetivo é bem problemática”, disse que estão trabalhando para construir um complexo da Polícia Civil, em Criciúma onde todas as unidades estariam reunidas em um único local, como Delegacia Regional, Ciretran e todas as unidades da Polícia Civil, o que haveria também diminuição de gastos, de acordo com Junior. Criciúma conta com 12 delegados.

Vereadores aprovam projeto que institui a política de proteção aos direitos da pessoa com câncer

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão desta terça-feira (26/05), o projeto de lei PL 22/20 de autoria do vereador Paulo Ferrarezi que institui a Política de Proteção aos Direitos da Pessoa com Câncer no município de Criciúma. Intenção é assegurar e promover, em condições de igualdade, o acesso ao tratamento adequado e o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com câncer, visando garantir o respeito à dignidade, à cidadania e à sua inclusão social. “O projeto é destinado a assegurar e promover em condições de igualdade, o acesso ao tratamento adequado e o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com câncer. Por meio deste projeto de lei, se pretende criar um marco regulatório que seja alicerce para a atuação do município no enfrentamento a doença”, disse o autor da matéria. Para isso, o projeto estabelece princípios, objetivos, direitos e deveres para a prevenção, o combate e o tratamento das pessoas com câncer, aumentando a taxa de cura. Segundo estudos clínicos, o diagnóstico precoce é capaz de fazer a diferença na vida de pacientes com câncer. O projeto busca, ainda, a solução de outras dificuldades enfrentadas pelos pacientes como, a falta de transparência dos processos dos órgãos e entidades de assistência à saúde pessoa com câncer.

PE 21/20

Os vereadores também aprovaram o PE 21/20 que altera o artigo 5º da Lei Municipal nº 6.678, de 14 de dezembro de 2015 e dá outras providências. A nova redação se dará da seguinte forma: Não receberá os valores relativos ao PMAQ o servidor que se afastar por mais de três dias do trabalho, contínua ou alternadamente, dentro do mês de apuração, salvo se o afastamento ocorrer em decorrência de férias, licença-prêmio, licença maternidade, por realização de cirurgias, em razão de seu casamento, pelo falecimento do cônjuge, companheiro, pais madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos, e por afastamento decorrente de apresentação de sintomas de contaminação pelo COVID-19, comprovado por laudo médico.

Vereadora solicita informações da Lei que veda nomeação de cargos de confiança de pessoas com condenação por violência contra a mulher

A Lei Municipal 7.444 de 2019, que fixa restrição para o exercício de cargos em comissão e de confiança no Poder Pública Municipal, foi discutida pela vereadora Camila Nascimento nesta terça-feira (26/05). A parlamentar solicitou informações sobre o cumprimento da legislação. Conforme a matéria fica vedada à nomeação para os cargos em comissão e de confiança na administração pública, direta, indireta, fundos, fundações, autarquias, empresas públicas e no Poder Legislativo do município de Criciúma, de pessoas que tenham contra si condenação pela prática de violência contra a mulher, assim definida na Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher – Convenção de Belém do Pará (1994) e Lei Federal n° 11.340/2006 – Lei Maria da Penha, independente da instância criminal, até o cumprimento integral da reprimenda imposta e/ou a extinção da punibilidade do agente.

Vereador discute redução de insalubridade dos profissionais de saúde

A redução dos valores adicionais de insalubridade dos profissionais de saúde do município foi discutida na sessão ordinária desta terça-feira (26/05). Segundo o proponente, vereador pastor Jair Alexandre, houve uma redução de 40% para 20% durante a pandemia do Coronavírus. O parlamentar ainda questionou porque não será realizado o cálculo com base vinculada ao piso. “Esse requerimento é justamente no momento mais crítico, e justamente os funcionários da secretaria de saúde, principalmente aqueles que estão de frente ao Covid-19 que estão atendendo as pessoas. Por que houve essa mudança no momento em que o funcionário mais precisava desses valores”, enfatizou.

Relação de funcionários exonerados é solicitada

O vereador Júlio Kaminski solicitou ao Poder Executivo nesta terça-feira (26/05), a relação dos funcionários exonerados por conta das fraudes informadas em relação aos cursos de aperfeiçoamento. “Me chama atenção de inúmeros casos dessa natureza”, enfatizou o vereador. O parlamentar também apresentou um requerimento questionando se há possibilidade de manter em funcionamento a mini pista de skate, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes, até a nova pista do Parque Altair Guidi ser inaugurada. Segundo Kaminski, as obras já iniciaram.

Vereador solicita cópias de contratos e licitações

O vereador Ademir Honorato, solicitou ao Poder Executivo nesta terça-feira (26/05), a cópia do contrato 205/2019, seus serviços prestados e as notas fiscais. A cópia do contrato 007/2020, firmado com a empresa Fecel também foi solicitada pelo parlamentar em requerimento. No documento, Honorato também pede os serviços prestados e notas fiscais. Em outro requerimento, o vereador solicitou que seja informado o resultado da licitação 145/2019, com a lista dos serviços contemplados e cópia do processo.

Informações são solicitadas à Fiesc

O presidente da Câmara, vereador Tita Belloli, solicitou informações à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) em sessão ordinária nesta terça-feira (26/05). O parlamentar questionou sobre a posição da FIESC/SESI/SENAI para o seu quadro de professores horistas, sobre a não contemplação dos colaboradores ao auxílio e o porquê os horistas não receberam o auxílio do Governo, mas os mensalistas sim. Belloli ainda perguntou sobre qual solução dada aos professores act’s municipais e estaduais, referente ao pagamento do salário, se não poderia ser aplicado aos horistas do sistema FIESC/SESI/SENAI.

Vereador solicita camada asfáltica em rua no bairro Nossa Senhora da Salete

O vereador Edson Luiz do Nascimento, o Paiol, questionou o Poder Executivo nesta terça-feira (26/05), sobre a possibilidade de camada asfáltica na rua Itaiópolis, no Bairro Nossa Senhora da Salete.

Sinalização de trânsito é solicitada no bairro Santa Augusta

O vereador Paulo Ferrarezi, solicitou ao Poder Executivo nesta terça-feira (26/05), que informa se há possibilidade de melhorar a sinalização de trânsito, colocando placas e realizando pintura nas ruas do bairro Santa Augusta, principalmente as vias que dão acesso à Avenida Universitária.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE