• Aurora Alimentos é finalista do Prêmio SOMOSCOOP

    Cooperativa concorre na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo

Aurora Alimentos é finalista do Prêmio SOMOSCOOP

04 Nov, 2016 14:29:05 - Geral

Chapecó (SC)

Acreditar no cooperativismo é inerente às raízes da Cooperativa Central Aurora Alimentos. Oriundo do verbo cooperar, o cooperativismo tem como essência a união de forças em prol de um bem comum. Foi com base neste conceito que a Aurora Alimentos sagrou-se uma das finalistas da 10ª edição do Prêmio SOMOSCOOP desenvolvido nacionalmente pelo Sistema OCB. A cooperativa está entre os três destaques na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo, com a campanha “Acredite do Cooperativismo”. 


Em 2016, 221 cooperativas de todo Brasil concorreram à premiação. As inscrições contabilizaram 349 projetos nas seis categorias. O prêmio é um reconhecimento à criatividade das cooperativas brasileiras e aos bons resultados obtidos por elas. Os campeões de cada categoria serão conhecidos durante a solenidade de premiação no dia 22 de novembro, em Brasília (DF). 

Conforme explica a gerente de comunicação da Aurora Alimentos, Isabel Cristina Machado, o projeto tem como objetivo difundir o cooperativismo e o espírito da cooperação para colaboradores, clientes, consumidores, cooperados e comunidades de todo Brasil por meio de uma campanha em que as pessoas são incentivadas a ser cidadãs e a compartilhar boas práticas no dia a dia. “Cada um de nós têm uma parcela de responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. A família Aurora acredita que atitudes simples podem transformar o mundo em um lugar melhor”, destaca.

A campanha “Acredite no Cooperativismo” foi planejada pelo setor de Comunicação Social da Aurora em conjunto com a agência terceira de publicidade, em 2015, com a proposta “Eu acredito no Cooperativismo”. Em 2016 teve continuidade sob o mote “Acredite no Cooperativismo”. O planejamento iniciou em outubro de 2014 e começou a ser praticado a partir de janeiro do ano seguinte. Foram utilizados meios impressos e digitais de dispersão da ideia, com o propósito de englobar os públicos de interesse.

A iniciativa abrange comunidades de todo o País. Cerca de 70 mil associados das 13 cooperativas filiadas ao Sistema Aurora estão envolvidos na campanha por meio da divulgação de anúncios e conteúdos informativos das filiadas e também por meio de divulgação nacional e regional, gratuita. Além disso, 26 mil funcionários de todas as unidades da Aurora, nos 12 Estados brasileiros em que a cooperativa está presente, participam por meio da comunicação interna. “Periodicamente são promovidas ações e há divulgação de informações em diversos canais de comunicação, de várias mídias”, salienta Isabel. 

“Consideramos que as pessoas têm um grande potencial e são inerentemente boas e gentis. Muitas vezes precisam apenas de um incentivo, algo que sensibilize e mostre a importância de cada um na mudança que quer ver no mundo. Seja praticando um ato voluntário na comunidade, compartilhando boas iniciativas, cuidando do planeta que é de todos nós. Há inúmeras formas de praticar o cooperativismo, mas primeiro é preciso acreditar que é possível. É preciso resgatar os valores, enxergar o mundo de um ponto de vista positivo e pensar no coletivo, em detrimento do individual”, reforça o vice-presidente da Aurora Alimentos, Neivor Canton. 

COOPERANDO NA PRÁTICA

Inúmeras são as ações promovidas pelo projeto. Limpezas de rios e parques, revitalização de instituições públicas, eventos beneficentes e arrecadação de doações à comunidade, palestras em escolas sobre educação ambiental e cooperativismo, doação de sangue, flashmob de conscientização sobre o ato de cooperar. “Essas são algumas das atividades que demonstram que cooperar é possível por meio de atitudes simples no dia a dia”, afirma Isabel. Segundo ela, a campanha está evoluindo com o tempo, conforme o amadurecimento do entendimento do que é cooperativismo e como cada um pode contribuir com a sociedade e fazer a sua parte. 

Canton considera que, antes de ser uma campanha de comunicação institucional, a cooperação representa um dos valores da Cooperativa Central Aurora Alimentos: praticar os princípios do cooperativismo nas relações internas, externas e com as Cooperativas Filiadas. “Sempre esteve presente na essência da Aurora, um sistema de cooperativas em que ninguém faz nada sozinho, é preciso cooperar para atingir resultados e proporcionar qualidade de vida no campo e na cidade. As pessoas precisam acreditar no poder da cooperação, de que unindo esforços os ganhos são muito maiores e a diferença na vida das pessoas e do meio ambiente se agigantam”. 

Leoclécio Pelissaro Eredia é encarregado de manutenção na Fábrica de Ração Aurora de Erechim (RS). Participou da campanha Acredite no Cooperativismo para a comunicação interna. “Vivemos em um mundo onde cada dia temos novos desafios e, muitos deles, são difíceis de serem superados sozinho. Mas, com o cooperativismo, se tornam muito mais fáceis de serem resolvidos e, ao final de cada dia fico muito satisfeito por trabalhar em uma empresa que coopera e quer o melhor para os empregados”, afirma.

Marisa Maria da Silva Santana, secretária do CEI Marcio Roberto da Rosa, de Itajaí (SC), acompanhou as atividades realizadas pelos voluntários na instituição. Para ela, o projeto fortaleceu e estimulou as ações que já são desenvolvidas na instituição. “A parceria melhorou a estética do local e estimulou a alimentação saudável dos alunos, profissionais e da comunidade escolar com a implantação da horta. Parabéns à equipe que participou e à Aurora por nos proporcionar momentos tão marcantes de conscientização pela cooperação”.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança