• Aumento de cota de exames é questionada na Câmara

Aumento de cota de exames é questionada na Câmara

28 Mai, 2019 16:11:23 - Política

Criciúma (SC)

As longas filas para consultas e exames no município voltaram a ser debate no Legislativo. Em requerimento apresentado na Sessão desta segunda-feira (27/05), o presidente da Casa, vereador Miri Dagostim (PP), apresentou requerimento ao Executivo com questionamentos relacionados à área de saúde. No documento, o parlamentar questiona se a Prefeitura tem realizado pesquisas, analisando a possibilidade de realizar atendimento médico em livre demanda, de acordo com ordem de chegada, sem necessidade de marcação de consulta, nos postos de saúde do Município.

O vereador questiona ainda se existem estudos com o objetivo de aumento da cota de exames e se há planejamento para que as coletas de exames sejam realizadas nas próprias unidades básicas de saúde. “Intenção é buscar um caminho para que o cidadão possa ser atendido com mais rapidez”, disse o autor do requerimento que foi aprovado por unanimidade.

Melhorias na iluminação nos bairros Santa Augusta e Vila Manaus solicitadas

Em requerimento apresentado na Sessão desta segunda-feira (27/05), o vereador Salésio Lima (PSD) apresentou requerimento ao Executivo verificando se existe a possibilidade de aperfeiçoamento da iluminação pública na Avenida dos Italianos, no bairro Santa Augusta. Conforme o vereador, a melhoria na iluminação aumenta a segurança dos cidadãos que passam pelo local, principalmente alunos das escolas e universidades daquela região.

Em segundo requerimento, o vereador verificou a possibilidade de melhorias na iluminação pública em toda a extensão da Rua Reny Lidorino Marciano Cardoso, localizada no Bairro Vila Manaus. As duas proposições foram aprovadas por unanimidade.

Melhorias para o Centro Comunitário do Bairro Loteamento Floresta são solicitadas

Em requerimento apresentado na Sessão desta segunda-feira (27/05), o vereador Edson Luiz do Nascimento (PP) verificar junto ao Município a possibilidade da construção de calçadas, escadas (interna e externa), e de uma rampa externa, no Centro Comunitário do Bairro Loteamento Floresta.

Retirada de paradas no Bairro Liberdade são questionadas

Os motivos para retirada das paradas de ônibus que estavam localizadas nas proximidades do Lanche Santinho, na Avenida dos Italianos, Bairro Liberdade foram questionados pelo vereador Edson Luiz do Nascimento em requerimento apresentado na Sessão desta segunda-feira (27/05). Proposições foram aprovadas por unanimidade.

Instalação de drenagem pluvial é solicitada

A instalação de drenagem pluvial em todas as ruas do Bairro Vida Nova foram solicitadas pelo vereador Paulo Ferrarezi (MDB) em requerimento apresentado ao Executivo na Sessão desta segunda-feira (27/05). Conforme o vereador, a cada chuva forte, ruas e casas ficam alagadas, o que vem causando insatisfação e contrariando os moradores. Proposição foi aprovada por unanimidade.

Vereador solicita cronograma financeiro da Afasc

Em requerimento apresentado na Sessão desta segunda-feira (27/05), o vereador Julio Kaminski (PSDB) solicita o cronograma de repasse financeiro do período de janeiro de 2017 a abril de 2019 para a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) relativo a todos os programas individualmente e à manutenção das ações voltadas à educação infantil no município de Criciúma. Proposição foi aprovada por unanimidade.

Sociedade Recreativa Mampituba será homenageada em Sessão Especial

O Legislativo realizará no dia 11 de julho, Sessão Especial em homenagem aos 95 anos da Sociedade Recreativa Mampituba. A solenidade acontece nas dependências do clube, às 19 horas. A proposição foi apresentada em requerimento pelo vereador Julio Kaminski (PSDB).

H1N1: importância da vacinação é discutida

Para falar sobre a vacinação e sintomas do vírus H1N1, o Legislativo recebeu nesta desta segunda-feira (27/05), o gerente regional de saúde, Fernando de Fáveri. A proposição foi feita pela Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Turismo, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e Direitos Humanos. Em Criciúma, pouco mais de 71,28% da população foi vacinada.

“Temos uma preocupação muito grande em relação a esse assunto, a gripe H1N1. A vinda do Fernando é justamente para alertar a importância de tomar a vacina e se prevenir”, pontuou o vereador Tita Belloli (MDB). O número de casos confirmados de H1N1 até o momento é de 26 em Santa Catarina, conforme a Secretaria Estadual de Saúde. O órgão também informou que três morreram por conta da doença, segundo o último boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).

“A transmissão do vírus é direta, de pessoa para pessoa e é mais comum por meio de gotículas expelidas ao falar, espirrar, tossir. Eventualmente essa transmissão pode ocorrer pelo ar”, lembrou o gerente. Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são muito parecidos com os da gripe comum, como tosse, mal estar, dor de garganta, vômito, diarreia e febre. O último sintoma, segundo Fáveri, é um dos mais característicos do vírus.

Fáveri lembrou medidas simples que podem evitar a contaminação. “Lavar bem as mãos, proteger mão, boca e nariz ao espirrar e tossir, manter locais arejados”, pontuou.

Tem direito a vacina: crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, pessoas com mais de 60 anos, profissionais da saúde, professores da rede pública e particular, população indígena, portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide e pessoas privadas de liberdade.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE