• Aumenta o número de pessoas que usam bikes para se deslocar

    Ampliação de vagas no bicicletário do Itajaí Shopping gerou aumento de 98,65% no fluxo de usuários

Aumenta o número de pessoas que usam bikes para se deslocar

21 Fev, 2019 14:21:24 - Variedades

Itajaí (SC)

Em uma cidade tão plana e litorânea como Itajaí, as bicicletas são meio de transporte facilmente encontrados nas ruas. São cerca de 40 quilômetros de ciclovia para garantir bem-estar, saúde e até economia para aqueles que circulam de um lado para o outro, seja para ir ao trabalho, à escola ou apenas como lazer. Não há contagem oficial, mas alguns cenários apontam o crescimento do uso de bicicletas no município, assim como ocorreu em todo o Brasil. O aumento no número desse tipo de transporte, impacta diversas frentes, incluindo lugares adaptados para receber com segurança as bikes.

É o caso da ampliação do bicicletário do Itajaí Shopping realizada no ano passado. Foram de 48 para 80 vagas, garantindo um aumento de 98,65% no fluxo de usuários. E acha que parou por aí? “Agora em fevereiro fizemos nova ampliação, passando a ter 104 vagas para bicicletas”, esclarece o superintendente do Itajaí Shopping, Michael Domingues. 

O ciclista entra normalmente no estacionamento de veículos, é orientado por um colaborador que encaminha às vagas disponíveis. Todas são cobertas. O sistema tem cadeado próprio, que é liberado com a colocação da moeda. Além disso, o próprio empreendimento dispõe de seguranças que passam o dia de olho no entra e sai de veículos do local.

Domingues pondera que esta é uma tendência nacional. Dados do Censo dos Shopping Centers realizado pela Abrasce apontam o crescimento expressivo nos últimos anos deste engajamento com assuntos relacionados à mobilidade urbana. Atualmente, 85% dos shoppings possuem vagas para bicicletas e 11% para carros elétricos no país.

Outro cenário que aponta o aumento da relação com as bicicletas é a celebração dos 10 anos do Circuito do Cicloturismo da Costa Verde & Mar. O roteiro oficial tem 240 quilômetros de percurso, passando por Itajaí e outros municípios vizinhos. Foi o primeiro do país a ligar paisagens rurais e urbanas e recebe milhares cicloturistas do Brasil e do exterior todos os anos.

Você sabia?

A economia que gira em torno das bicicletas vai além das vantagens econômicas ou bem-estar individual:

- A Economia da Bicicleta no Brasil engloba cinco grandes dimensões: Cadeia produtiva, Políticas Públicas, Transporte, Atividades afins (inovação, cicloturismo, cicloativismo) e Benefícios

- São 25 estabelecimentos fabris em SC, gerando mais de 700 empregos

- Em 2015, no Brasil, foram construídas mais de 5,1 milhões de bicicletas

- Em 2017, no país, tiveram ainda 157 mil bikes importadas

- SC tem a maior média salarial no mercado varejista de bicicletas (R$ 1.540)

- É muito comum uso das bikes para servir de condução para o trabalho

- O veículo também é explorado para passeios aos finais de semana

- Na questão da inovação, a bicicleta tem sido usada para diferentes novidades, como boteco e restaurante ambulante, é o chamado cicloempreendedorismo

- Uso das bikes reduz emissão de CO2 na atmosfera

- Tem ainda a questão saúde, com diversos benefícios

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal