Aumenta a procura por profissionais especializados em eventos

15 Mar, 2018 16:27:02 - Política

MERCADO DE EVENTOS NO BRASIL

 

Estima-se que, ao longo deste ano, serão realizadas cerca de 1.100 Feiras em 300 cidades brasileiras, movimentando vários setores da economia (turismo, comércio, hotelaria, entretenimento, gastronomia, dentre outros). Todavia, considerando ainda os eventos de pequeno e médio porte, os números relativos ao período de 1 ano, numa média histórica, podem chegar na casa dos 590 mil (seminários, congressos, simpósios, workshops, exposições, etc.).

 

Mesmo assim, não existem estatísticas totalmente seguras e confiáveis. Há uma discrepância entre os dados disponibilizados no CADASTUR (Portal do MTur para o Registro Obrigatório do Trade Turístico e incluindo-se as Promotoras & Organizadoras de Eventos) e aqueles divulgados pelas entidades do setor a tal ponto que o próprio Ministério do Turismo reconhece falhas na fiscalização. Hoje, acessando o site, encontram-se exatas 2.150 empresas, sendo que, numa declaração anterior de dirigente de importante associação, dizia-se algo em torno de 60.000 organizadoras de eventos no país – bem próximo da realidade, visto que agências de turismo, comunicação e propaganda, por conta das demandas dos seus clientes, acabam prestando serviços relacionados ao setor.

 

http://www.cadastur.turismo.gov.br/ - prestadores – organizadora de eventos – sem preenchimento dos campos específicos – pesquisar.

 

CAMPANHAS ELEITORAIS

 

Em 2018, por conta das eleições em quase todos os níveis, ocorrerá algo atípico no mercado com as diversas iniciativas de campanha e que não deixarão de ser consideradas como eventos, visto que os cuidados e procedimentos apresentam similaridade, tais como: laudo técnico na montagem de palanque; posto médico de emergência; licenças, alvarás e autos de vistoria; recolhimento do ECAD (shows) e da ART (obras & serviços); membros da equipe de segurança credenciados pela polícia federal; seguro de responsabilidade civil para a cobertura de danos causados aos participantes; normas do Ministério do Trabalho e Emprego (serviços terceirizados); engenharia de tráfego e o entorno do local (ex.: bloqueio de rua); cerimonial & protocolo; brigada de incêndio; emissão de notas fiscais para o transporte de materiais; taxas municipais para a distribuição de brindes; carta de autorização da Caixa Econômica para sorteios; Lei do Silêncio (dependendo do horário); infraestrutura de apoio, suporte e logística (traslados, receptivos, etc.); enfim, bem complexo e repleto de detalhes.

 

FORMAÇÃO DE MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA

 

Diversas instituições de ensino disponibilizam os cursos sequenciais de curta duração, além de pós-graduações em áreas específicas. Todavia, mesmo assim, da teoria à prática, torna o problema num dos grandes empecilhos para as promotoras & organizadoras.

 

Com 35 anos de experiência no mercado, acumulando cerca de 400 iniciativas (seminários, exposições, feiras, congressos, simpósios, etc.) no seu currículo, o consultor sênior em Gestão de Eventos, Paulo Bruin, ministrará nos dias 17 e 18 de Abril (09:00 às 18:00 horas com intervalos) a 302ª. turma do curso de capacitação para os profissionais do setor e das áreas correlatas, no Espaço Business (Av. Paulista, 1776 4º. Andar – São Paulo, Capital).

Em 1999, através da ABEOC Nacional (Associação Brasileira das Empresas de Eventos), implantou um dos primeiros cursos abertos sobre gestão de eventos do país. Motivo de tantas turmas até a presente data.

Abordará todas as fases = Planejamento | Promoção | Organização | Captação de Recursos Financeiros |Realização | Pós-Evento | através de exposições teóricas e cases de sucesso, além de exercício em grupo. Material didático completo: apostila impressa com 141 páginas, dois CDs com 112 telas PPT e links para downloads de artigos. Portanto, a experiência colocada em prática!

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

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