• Aulas gratuitas de Rugby para jovens são oferecidas na Unisul

Aulas gratuitas de Rugby para jovens são oferecidas na Unisul

28 Ago, 2017 11:11:15 - Educação

Palhoça (SC)

Oferecer aulas para crianças e jovens foi a maneira que o Desterro Rugby Clube Florianópolis encontrou para contribuir com a formação dos cidadãos de bem. Com aulas ministradas na Unisul Unidade Pedra Branca, o Clube teve o projeto aprovado pelo Ministério do Esporte e recebe adolescentes até 15 anos e jovens entre 16 e 19 anos, feminino e masculino.

A efetivação das aulas era um sonho antigo do Clube. Desde 2014, os responsáveis vinham trabalha no projeto para conseguir aprovação de Lei de Incentivo ao Esporte. Julia Sardá, que foi jogadora da Seleção Brasileira de Rugby por 12 anos, e é professora do Desterro Rugby, conta sobre o processo. “Inscrevemos o projeto no ministério e lá eles pré-aprovam, depois tivemos que captar a verba. As empresas podem doar até 1% do seu imposto de renda para projetos pré-aprovados. Então começou a luta pela captação e só no final de 2016 que a gente conseguiu a quantia que precisávamos. Após um mês de preparação e capacitação, começamos as aulas em Florianópolis no final de junho, e na Pedra Branca, como preparamos o campo, começamos final de julho”, conte Julia.

O projeto firmou um termo de parceria com o curso de Educação Física, da Unisul Unidade Pedra Branca, para servir como um ambiente de aprendizagem das disciplinas do curso. “Não é apenas a concessão de um espaço. O projeto tem uma preocupação alinhada com a nossa forma de fazer dentro de sala de aula, é um termo de parceria que leva em consideração uma metodologia consistente e responsável conduzida pela professora Julia junto conosco “, ressalta a coordenadora do curso, Maria Letícia Knorr.

Julia Sardá foi por 12 anos jogadora da Seleção Brasileira de Rugby, quatro desses anos foi capitã do time. “Eu comecei a participar do esporte com 9 anos de idade, comecei no atletismo e depois fui para o rugby. Em 6 meses eu estava na seleção, joguei dois campeonatos mundiais, 15 ou 16 campeonatos do circuito mundial, viajei o mundo jogando, encerrei minha carreira nas Olimpíadas do Rio (2016) e hoje eu procuro plantar a sementinha do rugby em outras crianças”, conta a professora.

Rugby é um esporte de ogros jogado por cavalheiros. Com esse ditado comum entre os atletas, Julia Sardá fala o que o esporte a ensinou. “Se você falar com qualquer jogador de rugby ele vai te dizer que o rugby ensina valores, vem desde a primeira aula, onde eles falam sobre o DRIPS: disciplina, respeito, integridade, paixão e solidariedade. Porque é esporte com contato físico, mas você respeita o adversário ao máximo. Você não vai ver nenhum jogador discutindo com o árbitro, por exemplo, a única pessoa que pode falar com o arbitro é o capitão e sempre de uma forma respeitosa; qualquer um que falar mais alto com o árbitro tem seu time punido na hora”, explica a professora.

Segundo Julia, o esporte incentiva a liderança, o trabalho em equipe e a cooperação entre jogadores, mesmo que esses não pertençam ao seu time. Como tradição, jogos de rugby costumam ter além dos dois primeiros tempos de jogo, o terceiro, cujo objetivo é a integração entre os jogadores. “Apesar de ter a linha mais profissional, a gente joga dois tempos no campo e um tempo fora, de convívio, é muito comum amizades, eu tenho amizade com várias meninas do Brasil inteiro, porque vem um time jogar em Florianópolis não tem lugar para ficar? Fica na casa um dos outros. O rugby começou assim no mundo inteiro, e no Brasil é assim também”, explica Júlia.

Confira a tabela de dias e horários:

Dias: segunda, quarta e sexta

Manhã:

9h00 às 11h00 – até 15 anos – masculino e feminino

Tarde 

15h00 às 17h00 – até 15 anos – masculino e feminino
15h00 às 17h00 – 16 a 19 anos - feminino

Tarde 

16h00 às 18h00 – 16 a 19 anos – masculino

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE