• Audiências e reuniões debatem a produção de tabaco no País

Audiências e reuniões debatem a produção de tabaco no País

01 Nov, 2016 10:19:34 - Geral

Chapecó (SC)

Representante da FAESC na Câmara Setorial do Tabaco, Francisco Eraldo Konkol, esteve presente nos encontros
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de tabaco e líder em exportações desde 1993. Em 2015, o produto representou 1,14% do total das exportações brasileiras, com US$ 2,2 bilhões embarcados para 97 países. O volume total produzido chegou a 692 mil toneladas, sendo que 51% foram produzidos no Rio Grande do Sul, 29% em Santa Catarina e 20% no Paraná, envolvendo 615 mil pessoas no campo e gerando 40 mil empregos diretos nas empresas do setor instaladas na região sul do País.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Irineópolis e representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) na Câmara Setorial do Tabaco do Ministério da Agricultura, Francisco Eraldo Konkol, participou, no mês de outubro, de diversas ações e audiências para debater a situação do produto.

Konkol esteve em audiência com o ministro da Agricultura Blairo Maggi. Na ocasião foi solicitado apoio junto ao Ministério da Fazenda para que o reajuste no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), com aumento de 7% no cigarro brasileiro, previsto para o mês de dezembro, seja adiado por um ano. De acordo com o presidente, as restrições de credito rural aos produtores de tabaco retiram de vez a possibilidade de diversificação da atividade. “O excesso de impostos nos cigarros incentiva o contrabando do Paraguai”, avaliou.

Konkol também participou de audiência com o ministro da saúde Ricardo Barros. “Pedimos mais transparência com relação à posição do Brasil na 7ª Conferência das Partes (COP7) e destacamos a importância social e econômica do tabaco para o País”, relatou. Segundo ele, o ministro foi informado do trabalho que o Senar desenvolve em parceria com empresas de tabaco levando treinamentos e preocupando-se com a saúde dos produtores.

REUNIÃO

O representante da FAESC participou da 52ª reunião da Câmara Setorial da Cadeira Produtiva do Tabaco, em Cruz das Almas na Bahia. “Foram discutidas as ações para defesa do setor na 7ª Conferência das Partes (COP7) a qual visa o controle do consumo de tabaco no mundo. O evento ocorrerá entre os dias 7 e 12 de novembro, na Índia”, relatou. Na pauta também esteve a legislação trabalhista e os entraves enfrentados nas exportações de tabaco.

O presidente também esteve, na última semana, no evento nacional em homenagem ao Dia do Produtor de Tabaco, comemorando nacionalmente no dia 28 de outubro. O encontro contou com a presença de aproximadamente 450 pessoas – em grande maioria famílias produtoras de fumo. A comemoração foi organizada pelo Sindicato da Indústria do Tabaco no Estado da Bahia (Sinditabaco – BA) e pela Câmara Setorial do Charuto Baiano.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE