Audiência pública para tratar sobre os maruins será realizada pela Alesc

05 Out, 2017 11:04:21 - Geral

Jaraguá do Sul (SC)

Eles são tão pequenos que muitas vezes a pessoa só percebe que está sendo picada por causa da dor ou incômodo que sente. Os maruins têm sido tema de estudo dos pesquisadores catarinenses desde 2006. A dificuldade está em encontrar um predador natural para os insetos que só no Brasil chegam a aproximadamente 1.400 espécies catalogadas.

Quem vive na região rural dos municípios do Norte e Vale do Itapocu sofre ainda mais com a proliferação dos insetos. Atendendo uma solicitação de agricultores, o deputado estadual Patrício Destro (PSB) propôs na Assembleia Legislativa e o pedido foi aceito para a realização de uma audiência pública sobre o tema.

“Vamos reunir os pesquisadores e toda a comunidade está convidada a participar. Queremos ver se juntos encontramos uma alternativa para pelo menos diminuir a proliferação dos maruins. Tem regiões que com a chegada da primavera e logo mais do verão é impossível ficar do lado de fora das casas e dentro só se elas tiverem telas protetoras nas janelas e portas”, argumentou o parlamentar.

A reunião ainda não tem data para acontecer, mas será realizada em Jaraguá do Sul. Naquela região a incidência de maruins é ainda maior pois os bananais são ambientes propícios para o desenvolvimento deles. Alguns estudos já realizados pela antiga Fundação 25 de Julho, atual Secretaria de Agricultura de Joinville apontaram que alguns inseticidas usados para combater pragas nas lavouras de banana acabam matando também fungos do chão que são responsáveis diretos por esse equilíbrio. Em áreas menores, um estudo feito pelo pesquisador Luiz Américo Souza apontou que galinhas e patos também são eficientes. Eles ciscam o chão e isso causa estresse na larva do maruim que acaba morrendo. Outra alternativa que estava sendo pesquisada e já é aplicada em regiões da Alemanha é utilização da clorofila de folhas de espinafre que pelo processo de fotossíntese pode se transformar em alimento nocivo aos insetos.

Assim que a data da audiência pública for agendada, será feita uma divulgação para que todos os interessados participem.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE