• Audiência pública debate repasse do estado para prefeituras

Audiência pública debate repasse do estado para prefeituras

20 Set, 2017 15:54:59 - Geral

Florianópolis (SC)

Uma audiência pública para debater os repasses do governo do Estado para as secretaria municipais de saúde foi realizada na manhã desta quarta-feira (20), em Florianópolis. O encontro reuniu deputados estaduais, representante do ministério público, o secretário estadual de saúde Vicente Caropreso e mais de 100 responsáveis pelas Secretarias Municipais de Saúde.

O debate foi solicitado pelo deputado estadual Patrício Destro (PSB) que percebeu uma diferença entre o que era dito pelo Estado e pelo município de Joinville quando o assunto era o repasse de verbas. E esse foi o assunto questionado pelo parlamentar. “Eu queria saber se realmente o Estado repassou para a Prefeitura de Joinville uma verba para o Hospital São José e para a reforma do PA Sul?”, questionou Patrício.

Apesar de nenhum representante da saúde de Joinville estar presente, o secretário Vicente Caropreso esclareceu a dúvida do deputado. “De todo o valor destinado ao Hospital São José, ainda restam aproximadamente R$ 8 milhões e meio no caixa. Nós questionamos a prefeitura se ainda tinha interesse em usar esse valor, e há uma semana mais ou menos a secretária municipal me informou que ele está todo empenhado e as obras sendo licitadas. Sobre o PA Sul, repassamos ao município cerca de 2 milhões de reais para ajudar na obra. Desde 2015 até o início de 2017 a parte burocrática não estava resolvida. O agente financiador, que no caso era o Badesc chegou a cobrar a devolução do valor, mas ouve uma revisão e agora o prazo para a conclusão daquela obra é janeiro de 2018”, afirmou Caropreso.

A realização da audiência pública foi aceita pelos parlamentares que constataram que o mesmo problema de informação nos repasses acontecia nos demais municípios catarinenses. Durante a reunião, o secretário de estado da saúde falou ainda sobre a informatização do sistema que aconteceu no início do ano e agora facilita o levantamento de dados do setor e reforçou que apesar da crise, investimentos continuam sendo feitos. “Hoje o orçamento da saúde é de 3,2 bilhões de reais. Metade disso vai para manutenção do Samu, Hemosc e 18 hospitais em todo o estado”, concluiu o secretário. Outros parlamentares ressaltaram os problemas financeiros que veem sendo enfrentados pela pasta e que reflete diretamente no serviço prestado aos pacientes. O Estado reconhece uma dívida no setor de 500 milhões de reais até a metade desse ano, 50 milhões seriam apenas com Secretarias Municipais de Saúde.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal