Atual versão do Portal da Transparência completa um ano com 300 mil novos usuários

21 Fev, 2018 16:47:16 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

A atual versão do Portal da Transparência do Poder Executivo completa um ano nesta quarta-feira, 21, com acesso de 300 mil novos usuários em 2017. Ao todo, foram 2,3 milhões de acessos. “Os números indicam que conseguimos despertar o interesse do cidadão em conhecer as finanças estaduais”, avalia Graziela Meincheim, diretora de Contabilidade Geral do Estado e coordenadora do portal. A proposta do novo site foi oferecer ao cidadão um portal com linguagem e layout mais acessíveis, transformando os dados de orçamento em informação compreensível.

A Pergunta Cidadã é uma das principais ferramentas da atual versão. De forma interativa, ela permite que o usuário obtenha informações sobre receitas e gastos do Governo. Por exemplo: “quanto foi gasto com Saúde em 2017” ou “quanto o Estado arrecadou com ICMS em 2017”.  “A transparência pública vem se consolidando nos últimos anos, mas ela só se tornará efetiva com o acompanhamento e a participação da sociedade”, afirma Graziela. O endereço do Portal é www.transparencia.sc.gov.br.

Sobre o Portal:

O Portal da Transparência é dividido em quatro grandes áreas: 

  • Receita – Apresenta as consultas sobre as receitas arrecadadas pelo Estado e as  transferências recebidas, além de relatórios e indicadores da receita;
  • Despesa– Nesta área estão disponibilizadas várias consultas sobre as despesas realizadas pelo Estado para custear os serviços públicos, como por exemplo, execução da despesa, transferências, remuneração e dados funcionais de servidores, diárias, contratos, licitações, fornecedores, etc. 
  • Responsabilidade Fiscal– Aqui são apresentados os demonstrativos como forma de acompanhamento do cumprimento dos limites definidos em legislação e a prestação de contas do governo. Além disso, outras informações estão disponibilizadas nesta área como: extrato da conta única do Estado, Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA), entre outros. 
  • Gestão Estadual– Como próprio nome indica, foram disponibilizados link’s relacionados à gestão do Estado como: estrutura de governo, Diário Oficial, SC e Você, etc. Também, estão apresentados os bens móveis e imóveis por meio de uma consulta dinâmica e de fácil acesso, além do relatório de imóveis cedidos.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE