Atrações paralelas à VI Mostra do Vinho seguem até a quinta-feira

12 Jul, 2017 22:55:20 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Oficialmente, a VI Mostra do Vinho Catarinense começa na sexta-feira (14) e encerra no domingo (16). Mas antes do início formal do evento, Videira já respira os ares da vitivinicultura do Estado. Na tarde da terça-feira (11) foi iniciada a montagem dos estandes que receberão a Mostra e, além disso, começaram as atrações da programação oficial.


O Museu do Vinho Mário de Pellegrin recebeu a Consultoria para Bares e Restaurantes, ministrada pela juíza internacional de vinhos, sommelière e pesquisadora na área de vinhos, Marcia Maluf, o especialista em serviços de bares e hotelaria, Guerrando Palei Junior e a sommelière e gastrônoma Raquel Souza e Silva. A consultoria, que é gratuita, reuniu 14 participantes em Videira e, na tarde de quarta-feira (12) aconteceu também em Pinheiro Preto, onde atenderá representantes de bares e hotéis da região.


Na quinta-feira (13), a programação tem sequência com o julgamento do Concurso de Molhos a Base de Uva e Derivados. A partir das 14 horas, o público poderá acompanhar a seleção, que acontece no Centro de eventos Vitória (Cevi). A solenidade de abertura acontece na sexta-feira (14), às 19 horas, no salão da Igreja Matriz. Todas as atrações do evento têm entrada franca. No sábado (15) acontecem as oficinas de degustação, às 9h, 13h e 15h 30. A VI Mostra do Vinho Catarinense terá neste ano sua primeira edição no interior do Estado. O evento tem a organização das prefeituras de Videira, Pinheiro Preto e Tangará, com apoio da Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Sebrae, Cresol e entidades ligadas à vitivinicultura.


Dia do Vinho


A Mostra integra as comemorações do "Dia do Vinho", criado no Estado em 2009 (Lei 14.711), a partir de um projeto apresentado pelo deputado Padre Pedro Baldissera, em conjunto com produtores do Meio Oeste, especialistas e com assessoria do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). O objetivo é estimular a vitivinicultura e as cadeias produtivas paralelas ao setor, em especial turismo e gastronomia. Além disso, a ideia é divulgar a produção catarinense, que mesmo com vinhos e espumantes de qualidade, ainda tem muito espaço para crescer no mercado interno.


A data também é comemorada no Rio Grande do Sul, principal produtor nacional de uvas e vinhos. Na região de Beaujolais, na França, a terceira quinta-feira de novembro marca, todos os anos, a “festa do vinho novo”. Hoje a tradição se espalhou por vários países onde há produção de vinho. Padre Pedro foi um dos criadores da Mostra, em 2011, e destaca a importância do evento e de uma legislação que garanta suporte à vitivinicultura do Estado. “Conseguimos a inclusão do suco de uva na alimentação escolar (Lei 14.995/2009) e a Rota Catarinense da Uva e do Vinho (Lei 16.873/2016), mas precisamos avançar mais e divulgar a produção do nosso Estado é um passo importante”, afirmou o parlamentar. 

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança