• Atividades de fisioterapia estimulam desenvolvimento dos alunos

    Projeto “Brincando com os Cinco Sentidos” utiliza brincadeiras para desenvolver tato, paladar, visão, audição e olfato

Atividades de fisioterapia estimulam desenvolvimento dos alunos

08 Ago, 2017 16:18:47 - Educação

Criciúma (SC)

Quando nasce um bebê, o sentido do tato, no toque da mãe, firma laços que duram por toda a vida. Ao longo dos primeiros dias e meses, cada nova sensação provoca descobertas e estimula o desenvolvimento da criança. Para ampliar, também, a visão, audição, paladar e olfato, surgiu o projeto “Brincando com os Cinco Sentidos”, que é realizado nos Centros de Educação Infantil (CEIs) mantidos pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). Em parceria com os estagiários do curso de Fisioterapia da Unesc, diversas atividades são apresentadas aos pequenos e trazem benefícios em várias áreas, inclusive no aprendizado.

Todo esse trabalho é acompanhado pela fisioterapeuta da Afasc, Hérica Fernandes. “Como temos alunos de zero a quatro anos, o projeto tem grande importância. Dentro do nosso cérebro, existem neurônios que precisam de conexões. Para isso, são necessários exercícios, estímulos, atividades diferentes e desafios”, salienta, frisando que, assim, ocorre a neuroplasticidade.

O projeto conta ainda com a parceria dos colaboradores que atuam nas salas de aula. “A fisioterapia tem um papel muito importante na estimulação. Nessa fase inicial nos CEIs, os estagiários montam atividades junto com os professores. Essas ações são voltadas ao equilíbrio, coordenação, psicomotricidade, motricidade fina e atividades sensoriais”, explica, destacando que desenvolver essa parte do cérebro é essencial para o desenvolvimento das crianças.

Os benefícios se estendem ao processo de aprendizagem. “O projeto nasceu da necessidade de estimularmos nossas crianças desde os primeiros meses de vida. São esses estímulos que possibilitarão à criança a conhecer melhor seu corpo, suas funções e todas as sensações presentes no cotidiano”, ressalta a orientadora do Departamento de Educação Infantil da Afasc, Kamila Goulart. “Nós, da equipe de orientação, gostaríamos de parabenizar todos os envolvidos pela criatividade, dedicação e amor depositado no novo desafio”, conclui.

As atividades são desenvolvidas nos 31 CEIs da Afasc e atendem mais de 4,3 mil crianças de zero a quatro anos.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal