• Atendimentos terapêuticos fortalecem trabalho no Caps

Atendimentos terapêuticos fortalecem trabalho no Caps

23 Jul, 2019 13:37:52 - Geral

Içara (SC)

O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço especializado para pessoas com transtornos crônicos, e que tem algum tipo de depressão, esquizofrenia e bipolaridade. Em Içara, o trabalho é feito visando a reinserção, a fim de diminuir possíveis caminhos a internação. Os tratamentos terapêuticos são uma forma de ajudar os pacientes.

Oficinas com artesanatos, pintura, crochê, horta e música são oferecidas e organizadas pela equipe multiprofissional, em que também são realizados grupos de jovens. “São trabalhos que colaboram muito com o paciente. A maioria tem uma visão equivocada do Caps, mas quem está aqui diariamente conhece e fica feliz com a evolução deles”, comentou a enfermeira do Caps, Thayse Graziely dos Santos.

Para o atendimento, o paciente passa pela unidade de saúde, ambulatório de saúde mental, e após isso, se necessário, é encaminhado ao Caps, realizado o agendamento do acolhimento pela equipe, em uma consulta individual no primeiro momento. “Os casos de pessoas que tentam algo contra a própria vida têm aumentado, por isso temos uma boa estrutura para receber os pacientes e adapta-los em uma de nossas oficinas”, completou a enfermeira.

Atualmente o centro conta com duas psicólogas, assistente social, enfermeira, técnica em enfermagem, médica psiquiátrica, dois profissionais de serviços gerais, artesã, fisioterapeuta, educadora física, professor de música e nutricionista.

De acordo com a secretaria de Saúde, Jaqueline dos Santos, uma dos objetivos é fornecer um serviço de qualidade. "O serviço tem buscado um atendimento efetivo que amplie a autonomia pessoal e social dos usuários, por meio de atividades multiprofissionais fortalecendo a interação social dos sujeitos e famílias", disse. 

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE