• Atendimento multidisciplinar garante rendimento e treino seguro

    Pessoas que praticam atividade física regularmente buscam acompanhamento de profissionais especializados para obter resultados efetivos

Atendimento multidisciplinar garante rendimento e treino seguro

24 Jun, 2016 00:00:00 - Esporte

Criciúma (SC)

A preocupação com a saúde ganha cada vez mais espaço na organização familiar. Com isso, a busca por bom desempenho físico, alimentação saudável e motivação aumenta gradativamente, sem distinções de idade ou sexo. Se há alguns anos ir para academia era sinônimo de muito esforço e suficiente como iniciativa de cuidado com o próprio corpo, hoje, a prática de alguma atividade física é algo praticamente comum entre a maioria das pessoas. Com essa mudança comportamental, o interesse por um atendimento multidisciplinar aumenta.

Personal trainer, fisioterapeuta, médico, nutricionista, coaching ou psicóloga são alguns dos profissionais requisitados no acompanhamento periódico de quem almeja atingir e superar metas ou simplesmente manter a saúde em dia. De acordo com o profissional de educação física e fisioterapeuta do Instituto Avançado de Fisioterapia e Fitness (Iaff), Bruno Serafim da Luz, a união entre várias especialidades é uma forma de complementar as necessidades do aluno. “O indivíduo precisa ser trabalhado como um todo e a melhor forma de fazer isso é ter um profissional para cuidar de cada área da saúde”, observa.

Conforme Serafim, o acompanhamento não precisa ser mensal e qualquer pessoa pode buscar um atendimento personalizado. “Em muitos casos não há necessidade de esse acompanhamento ser mensal. O ideal é que a pessoa tenha recomendações sobre os exercícios que deve fazer, o cardápio que deve optar, o segredo para não perder a motivação, o cuidado para não sofrer lesões, enfim, tudo que é necessário para obter resultados seguros e mais rápido”, explica, frisando que, no Instituto, além do fisioterapeuta, os alunos contam com psicóloga, personal trainers e nutricionista à disposição. 

Emocional deve estar em harmonia

A psicóloga e coach Marina Martins, explica que o emocional é, muitas vezes,  um dos pontos mais importantes a serem trabalhados. “Não adianta a pessoa ter o melhor cardápio, o melhor treino, se não tem motivação para dar continuidade ao processo. Ela precisa controlar o emocional”, frisa. 

Conforme Marina, é comum que pessoas com dificuldades em perder peso busquem o atendimento, assim como aqueles que estão insatisfeitos com o próprio rendimento. “Geralmente o acompanhamento leva em torno de 10 sessões, onde trabalhamos a mudança de comportamento”, afirma. 

Nutrição esportiva potencializa resultados

Já a nutricionista Simoni da Silva, especialista em nutrição esportiva, revela que o acompanhamento nutricional, associado ao exercício físico tem como objetivo atender as necessidades energéticas e nutricionais do aluno, contribuindo para que os resultados apareçam de forma mais rápida e evidente, além de melhorar a performance esportiva. “Na nutrição esportiva, além de ajustes da alimentação, consegue-se ter uma vasta opção de suplementos que podem ajudar a potencializar os resultados tão desejados”, detalha.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança