• Atenção para trabalhos sob pontes da BR-101 Sul/SC

Atenção para trabalhos sob pontes da BR-101 Sul/SC

26 Ago, 2016 15:39:04 - BR-101

Tubarão (SC)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) vem realizando nesta semana, trabalhos de adequação de ruas laterais à BR-101 Sul catarinense, no km 337. Com isso, os usuários da rodovia federal, moradores lindeiros da avenida Severiano Albino Corrêa e motoristas que circulam pela SC-390 devem observar o espaço de obras. Os trabalhos estão direcionados para a construção do sistema de drenagem sob os vão das duas pontes sobre o Rio Tubarão, construídas neste segmento.

Como as atividades ainda são pontuais, a alocação de frente de obras depende da necessidade para avanço dos trabalhos. Nos próximos dias haverá aumento de trabalhadores e equipamentos nesse espaço, para iniciar a adequação dos acessos à rodovia estadual e do espaço urbano no entorno. A configuração das alças de acessos e também da circulação de pedestres será adequada com os padrões da duplicação, com aplicação de novo pavimento e preparação de passeios públicos.


Nesta sexta-feira, 26, a frente de serviço está isolada com sinalização provisória de obras sob a ponte do Rio Tubarão (LD), separando os pedestres e motoristas das obras. Esse espaço deve ser respeitado, pois oferece risco de acidentes para pessoas não autorizadas. A frente vai receber incremento na quantidade de atividades para as próximas semanas e, por isso, é preciso redobrar os cuidados.

As mudanças em andamento nas alças, ruas laterais e bordos da SC-390 fazem parte do programa de Melhoria das Travessias Urbanas, constante no conjunto dos 22 programas socioambientais e um Estudo do Plano Básico Ambiental da BR-101. Este programa tem como objetivo atuar sobre possíveis distorções no uso e ocupação do solo, na segregação urbana e intrusão visual. Isto é, o considerável aumento na circulação de veículos em tráfego de longo curso, aliado a velocidade constante, como é o caso da duplicação da rodovia federal em zona urbana, gera certo conflito entre o espaço viário e o espaço urbano. Isso acaba causando sérios impactos para motoristas e pedestres, pois afetam o desempenho operacional das pistas e provocam a perda da qualidade de vida dos núcleos urbanos.

Nesse passo, o programa p tem como meta a adequação do planejamento, construção e operação da rodovia, de modo a integra-la ao espaço urbano, através do planejamento estratégico entre comunidades, órgãos públicos e o empreendedor (DNIT). Com a implantação das pistas duplicadas, foi inserida no projeto a construção as passarelas, passagens inferiores para pedestres, passagens inferiores de veículos, ruas laterais, calçadas, faixas de pedestres, sinalização vertical, ciclofaixas e pontos de ônibus, para melhor atender os moradores e usuários da rodovia, priorizando a segurança dos mesmos, tanto no período de obras como depois de concluídas.


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