• Associações de catadores de SC vão receber recursos

Associações de catadores de SC vão receber recursos

17 Abr, 2018 14:46:29 - Educação

Criciúma (SC)

Representantes do Ministério do Trabalho e do Emprego e do Sistema Nacional de Economia Solidária estiveram na Unesc na tarde desta segunda-feira (16/4), para debater um projeto inovador, que promete melhorar a qualidade de vida dos catadores do sul do Estado e da Grande Florianópolis. A ação ocorre por meio de um repasse de recursos do Governo Federal para a Secretaria de Trabalho e Assistência Social do Estado de Santa Catarina, de mais de R$ 1 milhão, com o intuito de organizar associações e cooperativas.

O coordenador do projeto de extensão da Unesc Coleta Seletiva Solidária, professor Mário Guadagnin, comentou que a iniciativa é um grande avanço. “Em 20 anos de discussões de políticas públicas relacionadas às associações e cooperativas de catadores, pouco se avançou. Esse é um recurso que está previsto desde 2013, mas que vem ser liberado agora. Então foi feito um termo aditivo, de prorrogação de prazo para habilitar organizações de cooperativas de catadores, que mediante a alguns critérios vão ser capacitadas e treinadas. Essa é uma grande conquista. Precisamos manter o que conquistamos e torcer pelo progresso”, comentou.

Atualmente, o projeto está em sua primeira fase. “O desafio agora é tirar o projeto do papel, e executar a fase atual: a mobilização. Será o momento de ouvir os catadores e envolver associações e integrantes, buscando melhorias e novas formas de trabalho”, comentou o diretor de Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Estado de Assistência Social Trabalho e Habitação, Thiago Chaves. O especialista e Políticas Públicas e Gestão Governamental, subsecretario nacional de Economia Solidaria, José Ivan Aquino, comentou sobre a fase atual do projeto, a mobilização. “Nós vamos levantar a territorialização de toda Santa Catarina, considerando as 22 administrações regionais ou secretarias territoriais de Desenvolvimento Regional. Nesta regiões, teremos 44 catadores e catadoras, que lidam com associações e cooperativas, como responsáveis por esse movimento, que vão receber um recurso para fazer a mobilização descentralizada”, comenta.

Segundo o secretário, essa mobilização vai implicar no preenchimento de uma ficha de cadastro das pessoas, com espaço para fotografia e histórico, CPF, endereço, e também o desejo dessa pessoa em termos de capacitação, além da participação do desenvolvimento de planos de negócios sustentáveis. Participaram do encontro os representantes do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Criciúma, Cáritas Diocesana, ONG Nossa RUA, ACRICA (Associação Criciumense de Catadores), CTMAR (Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Criciúma), Projeto Coleta Seletiva Solidária.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança