• Associação Rede Feminina de Combate ao Câncer recebe Moção de Aplauso

Associação Rede Feminina de Combate ao Câncer recebe Moção de Aplauso

31 Out, 2017 14:02:58 - Política

Criciúma (SC)

A Associação Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma, recebeu na sessão de hoje (30/10) Moção de Aplauso pelos 35 anos de incansáveis serviços prestados em nosso Município. O vereador Julio Colombo (PSB) foi o autor da homenagem aprovada por unanimidade.

A Associação Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma foi fundada em 9 de setembro de 1982, por Zulma Naspolini Manique Barreto e um grupo de senhoras de nossa sociedade. Atua na prevenção do câncer de mama e do colo uterino, bem como apoio às pacientes portadoras de câncer. A entidade é filantrópica, se mantendo por meio de convênios, doações, eventos e promoções. Conta com dezenas de voluntárias, uma enfermeira e uma médica mastologista. A Rede Feminina possui sede própria, situada à Avenida Getúlio Vargas, Bairro Centro de Criciúma.

Dentre os serviços oferecidos à população estão: Coleta do preventivo do colo uterino (Papanicolau); Exame físico de mama; Liberação de mamografia para mulheres acima de 40 anos até 69 anos; Biópsia; Punção por agulha fina de mama; Drenagem de mama (pós-operatório); Retirada de dreno da mama, Acompanhamento das pacientes; e Orientação sobre os direitos do paciente com câncer.

Além dos trabalhos realizados na sede e hospitais, a Rede promove ações de conscientização e prevenção do câncer de mama e colo uterino, por meio de palestras em escolas, empresas, clubes de mães e idosos, associações, eventos, panfletagem, entre outras atividades. Todo o trabalho da Rede Feminina é feito gratuitamente. No ano de 2016, foram atendidas 11.169 pessoas em Criciúma.

Com o objetivo de auxiliar mulheres com dificuldades em sair do trabalho durante o expediente, a Rede resolveu estender seu horário de atendimento, duas vezes por semana, permitindo que possam fazer o seu exame preventivo, fato este que repercutiu com ótima aceitação, demonstrando a necessidade vital (literalmente) e a importância da Rede Feminina de Criciúma.

Serviços realizados pelas voluntárias

Saúde - Ambulatório - Acolhe, orienta e encaminha as mulheres pra o exame do preventivo, entrega do resultado e consultas  para pacientes com alteração.   

Religioso - Hospital São João Batista - Samaritanas, dedicam-se a propiciar solidariedade, carinho e acolhimento e preparar os enfermos para receberem a sagrada eucaristia;                

Anjos Cor de Rosa (Hospital São José - UNACON) - levam afeto, esperança e crença de sobrevida aos pacientes do setor de quimioterapia do Hospital São José (UNACON), e distribuem  balas, leite em pó e biscoitos;

Educacional - através de palestras educativas, divulgam a prevenção do câncer de mama e câncer de colo uterino, nas empresas, clubes de mães, indústrias, supermercados e escolas, levando sempre a informação e conscientização da necessidade dos exames preventivos;

Divulgação – Promovem eventos e campanhas; organizam grupos de trabalho para a distribuição de materiais preventivos;

Social – Intuito de arrecadar fundos, objetivando a manutenção dos trabalhos desenvolvidos.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTOS/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança