• Assistência Social chama famílias para atualizar Cadastro

    Dados devem ser renovados até dezembro para a garantia dos benefícios

Assistência Social chama famílias para atualizar Cadastro

03 Out, 2016 15:51:40 - Geral

Içara (SC)

Famílias beneficiárias de programas sociais do Governo Federal devem atualizar suas informações no Cadastro Único (CadÚnico), junto a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara, para evitar o bloqueio de seus benefícios. Conforme o coordenador do programa em Içara, Eduardo Albuquerque, a atualização deve ser realizada até dezembro deste ano, caso contrário deixarão de integrar os programas sociais do Governo Federal, como por exemplo, o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida entre outros. “Os dados vem ser atualizados a cada dois anos ou sempre que houver alteração de endereço, telefone, composição familiar, escola dos filhos, alterações na situação de trabalho como mudança de emprego e renda”, destaca Albuquerque. E completa. “As famílias que estiverem dentro dos critérios de renda poderão ter acesso aos principais benefícios dos programas sociais”.


O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento que possibilita a identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. Números do final do ano passado dão conta que Içara possui 3.369 famílias cadastradas. “O Cadastro Único possibilita conhecer a realidade socioeconômica dessas pessoas, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados de cada um dos componentes da família”, destaca o secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Tiago Marcolino.


Documentos necessários para o Cadastramento ou Atualização Cadastral- Cópia da Carteira de identidade (não pode ser carteira de motorista); carteira de trabalho (página da foto, verso da foto); CPF e título de eleitor de todos os adultos que residem na casa; cópia da certidão de nascimento das crianças; cópia da folha de pagamento atualizada (quando estiver empregado); aposentado ou pensionista do INSS, trazer declaração comprovando renda; cópia do atestado de freqüência escolar e cópia da conta de energia elétrica. A Secretaria atende das 7h às 13h, de segunda à sexta-feira, na Rua Donato Valvassori, 667 Centro. 

Entenda

Para o cadastro único, as famílias atendidas são aquelas com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda total. As com renda acima de três salários mensais também podem ter seus dados inseridos no Cadastro Único, desde que a inserção esteja vinculada à participação em programas sociais implementados pela União, Estados, Municípios ou Distrito Federal. A possibilidade de famílias com renda acima de três salários terem seus dados inseridos no Cadastro único, é importante, pois busca atender famílias cuja situação de vulnerabilidade não esteja, necessariamente, vinculada a renda. 

O Governo Federal, por meio de um sistema informatizado, consolida os dados coletados no CadastroÚnico e, a partir daí, possibilita ao poder público formular e implementar políticas específicas, que possam contribuir para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas e desenvolver suas potencialidades.


ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal