• Assembleia Diocesana elege Iniciação à Vida Cristã como prioridade

Assembleia Diocesana elege Iniciação à Vida Cristã como prioridade

17 Out, 2016 09:12:23 - Geral

Criciúma (SC)

Neste fim de semana, os 160 participantes da 21ª Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Criciúma elegeram como prioridade para a ação pastoral em todas as paróquias, no ano de 2017, o tema Iniciação à Vida Cristã. Padres, religiosos, religiosas e leigos estiveram reunidos na noite de sexta-feira, 14, e durante todo o dia de sábado, 15, na Fundação Shalom da Família, em Linha Batista, Criciúma.

Com o objetivo de buscar luzes para a proposição de atividades e estratégias comuns para a Igreja diocesana no próximo ano, os participantes tiveram a colaboração do assessor eclesiástico da Pastoral Catequética da Diocese de Caçador, padre Márcio Martins. 

Iniciação à Vida Cristã vai além da catequese

 

Segundo padre Márcio, a Iniciação à Vida Cristã impele mergulhar no mistério da pessoa de Jesus Cristo, participar da comunidade e receber os sacramentos. Nisso tudo, “imergir em um novo jeito de ser que sinalize uma mudança de vida, de comportamento”. Padre Márcio alertou que a Catequese é apenas uma parte do processo da Iniciação à Vida Cristã e que não deve ficar limitada somente à preparação para os sacramentos, fazendo deles um ponto de chegada, mas de partida, promovendo a união entre catequese e liturgia.

 

Conforme o assessor, há tempos a Igreja demonstra consciência das necessidades na evangelização, questionando paradigmas no modo de transmitir a fé, diante da mudança de época. Recordando o Documento de Aparecida, o presbítero afirmou que a Iniciação Cristã é um desafio que deve ser encarado com decisão, coragem e criatividade evangelizadora. “A gente supõe que as pessoas têm fé, que as pessoas conhecem a Igreja, os sacramentos. A gente supõe tudo isso e quando começa a trabalhar com os pais, com qualquer grupo, começa a perceber que, às vezes, as sedes eram outras. O povo queria uma experiência de fé e a gente ofereceu uma doutrina pronta, a gente deu o pressuposto à fé. O paradigma da iniciação cristã questiona o nosso jeito de fazer, não só lá na catequese, com as crianças, mas todo o nosso jeito de fazer. Temos que ser mais mistagógicos em tudo o que a gente faz. No fundo, a Iniciação à Vida Cristã quer formar a nossa identidade de cristão; os sacramentos são sinais desta identidade. (...) Antigamente se achava que a missão era bem longe; a missão está bem perto de nós. A missão de despertar para a fé está muito mais próxima do que a gente imagina. Muitos daqueles que se coloca para coordenar comunidades não fizeram uma experiência genuína de fé. O desafio da iniciação questiona isso. Se não plantarmos cristãos, não vamos ter mais lideranças”, alertou o assessor.

 

Iniciação à Vida Cristã em todo o Brasil

 

Na manhã de sábado, o Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, que também é o bispo referencial da Animação Bíblico-Catequética no Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina), contou sobre a preocupação dos bispos do Brasil acerca do tema da Iniciação à Vida Cristã em todas as dioceses, com a unidade na elaboração de roteiros de catequese, baseada no Itinerário Catequético formulado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Dom Jacinto falou da esperança do Papa Francisco, transmitida através do Dicastério para a Nova Evangelização sobre a Iniciação no país. Dom Jacinto também falou de aspectos positivos na Diocese de Criciúma, com formações pré-agendadas, documentos a serem estudados e salas de catequese que, aos poucos, estão sendo remodeladas em espaços litúrgicos, propícios à vivência da espiritualidade. O bispo diocesano destacou que, em 2017, o tema central da Assembleia Geral da CNBB será, justamente, a Iniciação à Vida Cristã.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE