• As relações entre equipes de trabalho e pacientes

As relações entre equipes de trabalho e pacientes

22 Nov, 2016 17:24:17 - Saúde

Chapecó (SC)

As formas de construir boas relações entre equipes de trabalho e pacientes foram o foco do 8º e último módulo do curso de Atualização Clínica em Atenção Primária à Saúde (APS), promovido no último fim de semana, na sede da Unimed Chapecó. A iniciativa foi da Federação Unimed SC com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) e reuniu médicos e enfermeiros da região. 

O curso teve por objetivo abordar o modelo internacional de saúde, caracterizado por identificar fatores de risco, obter diagnósticos e determinar em qual situação o paciente necessita de exame ou encaminhamento a uma determinada especialidade. Nesta última etapa, a médica coordenadora da Medicina Preventiva na Unimed Vale do Taquari Rio Pardo (RS), Dra. Cynthia Caetano, destacou a importância da construção de relações duradouras ao trabalhar várias técnicas, entre elas, o método clínico centrado na pessoa, os métodos de comunicação e feedback, além da entrevista motivacional.

“Discutir as formas de construir boas relações entre equipes de trabalho e pacientes é essencial para que obtenhamos benefícios de todo o efeito terapêutico positivo que o relacionamento interpessoal traz para o dia a dia na Atenção Primária à Saúde. A confiança e a segurança na equipe geram tranquilidade na pessoa atendida, fazendo com que não seja preciso utilizar serviços de forma exagerada ou desnecessária”, explica a médica. 

Segundo Dra. Cynthia, o relacionamento também é importante para a equipe, que consegue desenvolver melhor o trabalho multiprofissional e experimenta melhor qualidade e bem-estar na jornada de trabalho. “Além disso, capacitações desta natureza permitem discutir um pouco do que cada um viveu na prática, oportunizando troca de experiências entre as equipes que atuam no dia a dia, o que é gratificante para todos”, finaliza.

O médico cooperado da Unimed Chapecó que atua no Programa de Medicina Preventiva (Univida), Dr. André Labres, afirma que a Atenção Primária à Saúde será uma tendência global. “O cuidado como um todo e o gerenciamento da saúde priorizando a prevenção trarão maior engajamento do paciente ao tratamento. Ele se sentirá mais seguro tendo um médico de confiança para o atendimento”, enfatiza ao comentar que a Unimed Chapecó conta com dois médicos atuando no plano e os resultados tem sido significativos. 

Dr. Labres também realça a importância do tema do último módulo do curso de APS, destacando que a questão das relações entre equipes de trabalho e pacientes é o princípio de tudo. “Esta etapa de desfecho é essencial, pois se trata do elo para obter um bom vínculo e atendimento eficaz, fazendo com que o serviço funcione da forma adequada”. 

O curso de Atualização Clínica em APS te como objetivo orientar e debater a respeito da Atenção Primária, um novo modelo de saúde adotado pelas Cooperativas médicas.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal