• As lições que o Coronavírus traz para a população mundial no Dia da Terra

    Além de mudanças sociais a pandemia tem ligação com intervenções diretas no meio ambiente

As lições que o Coronavírus traz para a população mundial no Dia da Terra

22 Abr, 2020 12:32:10 - Geral

Araranguá (SC)

E, por um vírus, a Terra quase parou. A pandemia que afeta todos os continentes e estagnou o mundo está relacionada à destruição da natureza e traz lições sobre vida e sobrevivência. O novo Coronavírus, também conhecido como Covid-19, é um sinal de alerta para a Organização das Nações Unidas (ONU) Brasil. O Comitê da Bacia do Rio Urussanga reuniu conteúdos que comprovam essa preocupação no Dia da Terra, celebrado nesta quarta-feira, dia 22 de abril.

Considerada uma doença zoonótica, quando ocorre por transmissão de animais para seres humanos, o Covid-19 é a comprovação de que existe um crescimento desse tipo de doenças. De acordo com a ONU, cerca de 60% das doenças infecciosas humanas e 75% das doenças infecciosas emergentes são zoonóticas. Diversos fatores estão associados a este aumento tais como desmatamento, tráfico ilegal de espécies e até produção intensiva de alimentos.

Conforme cientistas e especialistas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), evidências sugerem que surtos ou epidemias podem se tornar mais frequentes à medida que o clima continue a mudar. Segundo eles, a natureza está em crise e ameaçada devido a diferentes aspectos como a perda de biodiversidade e de habitat, o aquecimento global e a poluição tóxica.

Eles acreditam que a humanidade depende de ação imediata para alcançar um futuro sustentável e resiliente. A forma como estamos usando os recursos que o planeta nos oferece e a capacidade de regeneração da Terra são questões a serem reavaliadas pelos seres humanos e que precisam de mudanças comportamentais urgentes. O caminho é viver de maneira mais conectada ao meio ambiente.

Isolamento social reduz poluição

O modo de viver da população mundial foi modificado para inibir a propagação do novo Coronavírus. Menos viagens, diminuição do uso de transportes e até alterações nas atividades econômicas foram registradas durante as quarentenas aplicadas em vários países. Estas mudanças acarretaram na redução do trânsito e da poluição.

Um estudo de cientistas da Harvard apontou a tendência de casos mais graves de Covid-19 em cidades poluídas. Problemas respiratórios, um dos sintomas causados pelo Coronavírus, estão relacionados a questões como a poluição do ar.

“Compromete diretamente o sistema imunológico respiratório quando as partículas inaladas afetam os pulmões. Santa Catarina e outros estados do Sul estão sendo impactados por três problemas: temperaturas em declive, má qualidade do ar em alguns municípios e a pandemia do COVID-19. Essa combinação é perfeita para o agravamento das questões respiratórias. Queimadas, de empresas ou até mesmo de lixo doméstico ou em terrenos baldios, comprometem a qualidade do ar e consequentemente a saúde das pessoas”, alerta o engenheiro químico Eduardo Nossi.

Profissionais da Universidade Johns Hopkins confirmaram melhorias drásticas nos níveis de poluição do ar observados no período de isolamento social. Satélites de monitoramento da Nasa e da Agência Especial Europeia (ESA) mostram a redução de emissão de poluentes vinculada à desaceleração econômica, principalmente de gases nocivos.

Estudo divulgado pela Forbes mostra que a quarentena, provavelmente, salvou 77 mil vidas na China com a queda da poluição do ar. Já em São Paulo, a FAPESP divulgou que dados atmosféricos mostram redução de 50%. Segundo a CNN, a cordilheira do Himalaia, na Índia, passou a ser vista a mais de 160 quilômetros de distância, fato que não ocorria há décadas. Os canais de Veneza, na Itália, apresentaram coloração da água mais clara e nítida sem turistas e barcos.

Porém os especialistas lamentam que estas reduções sejam efeitos positivos temporários, não duradouros e sem impactos de longo prazo. O cientista Carlos Nobre revelou à Rede Brasil do Pacto Global que o aumento da temperatura da terra pode colocar o mundo, futuramente, em estado constante de confinamento para evitar ambientes externos. Estimativas assinalam para um acréscimo de 3,2º na temperatura do planeta mesmo que, atualmente, todos os países cumpram com os pactos relacionados ao Acordo de Paris.

Outras consequências trazem preocupação

A pandemia gera outros efeitos ao meio ambiente. O confinamento da população mundial reflete na geração de mais resíduos e no aumento da utilização de gás e eletricidade. Além disso, outra preocupação é o excesso de lixo hospitalar e a destinação de resíduos biomédicos e de serviços hospitalares.

Em Hong Kong, na China, mais de 7 milhões de habitantes passaram a usar máscaras descartáveis todos os dias. Recentemente, descartes indevidos destes itens chegaram até o mar e afetaram a vida marinha, praias e trilhas naturais.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE