Artigo da Udesc aponta benefícios de atividades de basquete para jovens atletas

04 Abr, 2018 18:07:47 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Um artigo sobre o programa de extensão Basquetebol para Todos, produzido com a participação de uma mestranda e de professores do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi publicado na edição mais recente da Revista Brasileira de Ciência e Movimento (RBCM), publicação científica de  âmbito nacional, vinculada à Universidade Católica de Brasília (UCB). Com o título “Envolvimento esportivo e escolar: percepções de alunos-atletas do programa Basquetebol Para Todos”, o artigo é de autoria da acadêmica Larissa Fernanda Porto Maciel, aluna do Mestrado em Ciências do Movimento Humano da Udesc Cefid.

O estudo teve participação dos professores pesquisadores Alexandra Folle, Paulo Xavier de Souza e Gilberto Vaz, da Udesc Cefid, e William das Neves Salles, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Um estudo quantitativo e descritivo, o artigo analisa o envolvimento esportivo e escolar sob a perspectiva de alunos-atletas do Programa Basquetebol Para Todos. Foram coletadas informações com 80 participantes, com idades entre 8 e 13 anos, por meio de um questionário.

Benefícios nos estudos

Entre as conclusões, o artigo aponta que o envolvimento esportivo resulta em uma série de benefícios nos estudos, sendo os principais a concentração, o compromisso e a redução do estresse. O trabalho indica ainda que o envolvimento esportivo, em termos competitivos, não modifica o tempo dedicado aos estudos pelos alunos-atletas investigados, bem como as demandas escolares não alteram a presença nos treinos. A pesquisa também constatou a predominância da comunicação entre pais e treinadores sobre o desempenho esportivo e escolar dos jovens, e do incentivo, por parte de ambos, para que eles se tornem atletas de alto rendimento.

Segundo os pesquisadores, a produção de evidências sobre o tema auxiliará na realização de práticas esportivas articuladas com o desenvolvimento integral da criança, inclusive a escolar; além de disponibilizar informações, para pais e treinadores, sobre o nível de cobrança implementado por eles em relação ao envolvimento esportivo e escolar, na percepção das crianças envolvidas.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo FacebookInstagramTwitterWhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE