• Artigo ambiental de Içara será apresentado na Tailândia

Artigo ambiental de Içara será apresentado na Tailândia

29 Ago, 2019 15:13:22 - Educação

Içara (SC)

O modelo formal da educação em sala de aula mostra professor apresentando conteúdo e aluno copiando, tirando as dúvidas para posteriormente avaliar o tema estudado. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri, esse método tradicional foi alterado na aula de ciências por uma série de atividades práticas com os alunos do sexto ano. O trabalho resultou no artigo “Ensino de Biomas e Educação Ambiental: Um Relato de Atividades do Sexto Ano”.

Com a coordenação do professor de ciências da rede municipal de ensino, Ismael Dagostin Gomes, o artigo foi inscrito e selecionado para ser apresentado no Congresso Mundial de Educação Ambiental que ocorre de 3 a 7 de novembro, em Bangkok, na Tailândia.

Esta será a quarta vez que educador estará participando do evento, no entanto, essa oportunidade conta com o envolvimento dos alunos içarenses.  “A apresentação do artigo será feita de maneira oral, o que para efeitos de publicação a questão oral tem um peso maior para o currículo do que, por exemplo, a apresentação em formato de pôster, pois esse modo exige apenas o envio de um resumo, já o artigo é mais completo”, explicou Ismael.

Conforme o professor, a participação no evento traz a oportunidade de contato com professores e pesquisadores do mundo, o que acaba proporcionando a troca de experiências e desenvolvimentos de novas práticas ambientais que funcionam. “Temos uma grande expectativa de observar como outros países estão se preparando e de que forma que o ecossistema está sendo preservado em outros lugares e isso nos auxilia no sentido de aplicarmos com novas turmas”, concluiu.

Um dos alunos envolvidos no desenvolvimento do projeto inscrito no evento, Guilherme Comin Cardozo, ressalta que foi uma experiência muito válida pela questão prática e o envolvimento com meio ambiente conhecendo um pouco mais sobre os biomas brasileiros. “Sair um pouco da rotina de teoria e participar de forma mais dinâmica nos trouxe uma grande satisfação, inclusive por saber que colaboramos para que nosso projeto num evento mundial”, comentou.

Na avaliação da secretária de Educação, Gerusa Bolsoni, a participação no congresso mundial reforça o nível do ensino que é oferecido em Içara. “A tecnologia está presente no dia a dia dos nossos alunos, com um sistema que oportuniza que cada vez eles aprendam mais. Ficamos orgulhosos em ver mais essa conquista e parabenizamos o professor Ismael pela iniciativa”, disse.

Organizado pela Rede Mundial de Educação Ambiental, o Congresso Mundial de Educação Ambiental deve reunir entre 2.500 e 4 mil participantes.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança