Artigo - Todo mundo precisa de um detox digital

24 Jan, 2017 15:52:08 - Variedades

Tubarão (SC)

Quantas vezes conferimos o Whatsapp, Facebook e outras mídias digitais ao longo do dia? Há poucos anos elas não existiam e hoje é praticamente impossível imaginar a vida sem a presença delas. Esta transformação de hábitos provocada pela digitalização do nosso cotidiano apresenta vantagens, mas também consequências danosas que precisam ser pensadas.

São pontos positivos a facilidade do acesso a informação e a possibilidade de contato com grande número de pessoas de forma instantânea. Basta pensarmos como era antes desta revolução digital, nos anos 90 por exemplo, para contatar uma pessoa ou conseguir informação sobre um determinado tema que nos interessasse. Os cartões postais levavam muito tempo para chegar ao destinatário, as notícias eram preparadas de um dia para o outro. Hoje isso acontece em tempo real.

Esse acesso a informação e contato entre as pessoas por meio das redes potencializa nossa capacidade de conhecer e interagir com uma facilidade que tende a capturar nossa atenção com muita força. Porém, essa potência de conectividade e interação pode trazer prejuízos para a saúde de algumas pessoas. A necessidade constante de estar conectado nas redes para se sentir seguro, a ansiedade exagerada por respostas imediatas às mensagens e publicações, o isolamento apenas ao convívio digital, a irritabilidade quando está sem acesso a internet são sintomas que indicam que algo pode não estar bem. Esses sinais podem indicar outros problemas como ansiedade e depressão, mas podem se manifestar também pelo uso excessivo e danoso desta conexão digital.

A digitalização da vida cotidiana tem chamado a atenção para necessidade de um uso consciente do universo digital. Especialistas têm se preocupado com o uso de smartphones e tablets por crianças pequenas. Com relação aos adultos, na França, por exemplo, foi aprovada uma lei que garante às pessoas que não sejam obrigadas a responder e-mails durante o tempo de folga.

Essa imersão das pessoas na internet faz parte de uma grande revolução de comportamento que está apenas começando. E as possibilidades de aproximação são muitas. Precisamos, contudo, ficar atentos ao contato com as pessoas que estão presentes de forma real em nosso dia a dia. Não existe substituto para o visual, este reconhecimento verdadeiro que só o olhar do outro pode nos oferecer e é essencial para uma boa saúde. 

Precisamos todos, em alguns momentos, nos permitir fazer um detox digital.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃOFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE