• Artesãs de Içara são estimuladas com técnicas da renda renascença

Artesãs de Içara são estimuladas com técnicas da renda renascença

08 Jun, 2017 13:44:58 - Variedades

Içara (SC)

A criatividade das artesãs de Içara vai envolver uma nova técnica em breve. O incentivo neste ano é com a renda renascença. A capacitação das monitoras ocorre no centro de eventos do setor de Fomento às Atividades Inclusivas do Município até esta sexta-feira, dia 9. Todavia, as participantes dos clubes de mães ainda precisarão esperar um pouco mais para receberem também as orientações. É que depois de quatro dias de treinamento, as monitoras terão um período de adaptação para uma nova etapa de aulas.

“A renda renascença era praticada por freiras de Veneza e chegou ao Brasil através delas. É muito popular em Recife (PE) e João Pessoa (PB). Trata-se de uma herança de família na região Nordeste. Mas aqui no Sul do país ainda não é muito aplicada, nem conhecida”, afirma a professora Rosângela Moreira. A técnica é formada por contornos de fitas interligados por linhas. A aplicação serve para roupas, toalhas, almofadas e uma variedade de artigos. “Estamos trabalhando inicialmente seis pontos”, completa.

“Em 2016 ensinamos richelieu e em 2015 a técnica do vagonite. Estamos sempre em busca de novidades para que as mulheres possam aprimorar o talento artesanal”, coloca uma das coordenadoras da FAI, Mônica Coelho. “Com novas técnicas abrimos a possibilidade de elevar ainda mais a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Tudo depende da criatividade, do cuidado com cada detalhe e acabamento para agregar mais valor a cada peça produzida”, acrescenta a coordenadora Zulmara Bacis Guglielmi.

TEXTO/CANAL IÇARA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE