• Arte de Debret com desenhos do cotidiano inspira estudantes da Escola Satc

Arte de Debret com desenhos do cotidiano inspira estudantes da Escola Satc

19 Mai, 2020 14:43:45 - Educação

Criciúma (SC)

Cenas comuns ao cotidiano, como tomar café, estudar e admirar o pôr do sol, ganham contornos diferentes nas mãos dos jovens estudantes da Satc. Inspirados pelas obras do pintor francês Jean-Baptiste Debret, e estimulados pela professora Giane Apolinário, eles reproduziram cenas que costumam vivenciar.

A atividade da disciplina de Artes, aplicada com as turmas do 1º ano do ensino médio da Satc, visava trazer um pouco da história do artista, que viveu no Brasil de 1816 a 1831. “Ele morou no Brasil por 15 anos, foi um dos incentivadores a montar uma escola de belas artes. Mas, sobretudo, se dedicou a pintar o cotidiano daquela época”, comenta a professora.

Na proposta apresentada, Giane pediu que os alunos fotografassem alguma cena que é comum ao seu dia a dia. Surgiram momentos de quem hoje está em casa, também passando pelo período de quarentena. “A partir da fotografia, pedi a eles que fizessem o desenho, passando para o papel a imagem. Algo muito comum nas obras de Debret, que desenhava essas cenas cotidianas”, explica.

O resultado são desenhos expressivos, ricos em detalhes, produzidos com atenção e que revelam um pouco do dia dos alunos. “A conclusão é de trabalhos especiais, que revelam o empenho e a dedicação de cada um”, pondera a professora Giane.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE