Arrecadação de impostos da indústria (IPI) em junho diminui 14,28%

25 Jul, 2018 15:50:50 - Brasil

Brasília (DF)

Os dados da arrecadação de impostos sobre produtos industrializados (IPI) foram relacionados com a influência da paralisação de maio. Segundo registros da Receita Federal, em comparação com o mesmo mês do ano passado, a arrecadação do IPI ficou 14,28% mais baixo. Um dos causadores desse recuo foi a retratação da produção industrial que ficou 6, 67% menor do que o mesmo mês de 2017.

Segundo avaliação do chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, auditor-fiscal, Claudemir Malaquias, os efeitos ainda não foram sentidos e serão “dispersos” entre os tributos ao longo do ano.

A matéria publicada no site COAD, ontem (24), também trouxe informações da arrecadação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre o diesel, no caso das importações do combustível. Pela política do governo, de zerar a alíquota para terminar a greve, a arrecadação desse tributo caiu 22,88%, em junho.

Opinião do advogado Kim Augusto Zanoni, do escritório Silva&Silva, de Florianópolis, é de que a paralisação do setor de transportes prejudicou todos os segmentos de maneira generalizada. “Uma vez que atingiu a ponta final da cadeia – o consumo”.

Nesse sentido, continuou, a própria arrecadação do governo sofreu perdas drásticas pela queda nas operações comerciais que dão lastro à cobrança de tributos. “E, mais uma vez, o custo do Estado não sofreu qualquer tipo de corte”, concluiu.   

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE