• Arqueologia da Unesc participa de missão do Museu de História Natural da França

    Escavações ocorrem em Águas de Chapecó

Arqueologia da Unesc participa de missão do Museu de História Natural da França

05 Ago, 2016 10:45:14 - Educação

Criciúma (SC)


O Setor de Arqueologia da Unesc participa de uma missão organizada pelo Departamento de Pré-História do Museu Nacional de História Natural da França. Durante um mês – 22 de julho a 22 de agosto – arqueólogos da Universidade participam de escavações em Águas de Chapecó (SC), junto de uma equipe formada por profissionais do Museu da França e arqueólogos e estudantes das instituições brasileiras Unesc, UnoChapecó e universidades federais de Santa Catarina, de Sergipe e do Valo do São Francisco; da Universidade de Ferrara, na Itália e da Universidade de Paris 1 – Sorbonne, na França.

 

A equipe é coordenada pelos professores doutores do Departamento de Pré-História do Museu de História Natural da França, Antoine Lourdeau e Mirian Carbonera. Da Unesc, integram a equipe da missão franco-brasileira o coordenador do Setor de Arqueologia Juliano Bittencourt Campos, o professor Marcos César Santos e os técnicos em Arqueologia Diego Pavei, Alan de Souza e Alexandre da Silva. A missão faz parte de um projeto que teve início em 2013 e conta com apoio financeiro do Ministério das Relações Exteriores da França. Ele é executado pelo Museu de História Natural da França, em parceria com instituições de ensino superior como a Unesc.

 

Segundo Santos, as pesquisas fazem parte de um projeto que busca investigar a trajetória das primeiras ocupações do alto e médio vale do Rio Uruguai. “A região de Águas de Chapecó é conhecida pelos achados arqueológicos desde a época de construção da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, entre o município catarinense e o de Alpestre (RS), iniciada em 2006, com a instalação do canteiro de obras. A construção da usina proporcionou estudos prévios e o levantamento de dados que motivaram essa nova etapa da pesquisa”, explica o professor da Unesc.

 

Lourdeau comenta que as escavações na área já revelaram dois períodos da pré-história distintos. Segundo o coordenador do projeto, os resultados demonstraram uma ocupação com grupos nômades de caçadores-coletores que viveram entre 11 a 9 mil anos atrás, e dominavam uma tecnologia de lascamento da pedra único na Pré-História brasileira, com produção de instrumentos refinados, como pontas de projéteis.

 

Outra ocupação mais recente de acordo com Lourdeau, está associada a grupos Guarani, por volta de 500 anos atrás, que dominavam bem os trabalhos de olaria na produção de vasilhames cerâmicos de diversas formas e funções. As escavações também evidenciaram que no período, agricultores viviam em grandes aldeias com complexa organização social.


ASSESSORIA DE IMPRENSA 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança