• Arnou De Melo representa a região sul na Mostra Nacional de Música do Sesc

Arnou De Melo representa a região sul na Mostra Nacional de Música do Sesc

10 Out, 2017 17:45:03 - Variedades

Criciúma (SC)

A primeira edição da Mostra Nacional de Música do Sesc reunirá dois grupos de cada região do Brasil com o intuito de fortalecer a diversidade cultural brasileira, incentivar trocas e intercâmbios, além de fomentar a circulação de artistas de nossa música, por meio de uma diversificada programação musical que inclui os shows, intercâmbios e seminários. Arnou De Melo irá compor a mesa do Seminário Música Brasileira, no dia 19/10, das 16h às 17h30. O seminário propõe um panorama das diferentes cenas musicais e realidades culturais das cidades e regiões representadas durante a Mostra. Já na sexta, 20/10, às 20 horas, o Arnou De Melo Quarteto apresenta o Show Monções, na Mostra Nacional de Música.

Arnou De Melo é contrabaixista, compositor, arranjador e produtor musical. Formado pelo BIT - Musicians Institute de Los Angeles. Diretor Musical do Itajazz, Professor do Conservatório de Música Popular de Itajaí e Coordenador do Festival de Música de Itajaí. Referência da música instrumental catarinense, Arnou De Melo completa 50 anos de carreira em 2018. No show instrumental “Monções”, o público poderá conferir uma mescla do trabalho autoral de Arnou De Melo, reunidos nos CD´s Monções e Fantasia. Arnou De Melo - contrabaixo, estará acompanhado de Edilson Forte – Tatu - piano, Mário Jr. - bateria, e Evandro Hasse – trompete, flughelhorn e sax alto.

“Será uma grande alegria participar da Mostra Nacional de Música do Sesc com estes parceiros de música e poder representar a cena musical catarinense. Eventos como este são fundamentais para o intercâmbio entre os artistas e, principalmente, para dar visibilidade à rica produção musical brasileira”, argumenta Arnou De Melo. Participam da 1ª Mostra Nacional de Música do Sesc: Arnou De Melo Quarteto (SC); Trio Reserva (PR); Grupo Água Viva (RJ); A Mesa (ES); Estela Ceregatti (MT); Pablo Fagundes (DF); Grupo Coqueiro Alto (PB); Camilla Campos (SE); Sons de Beira (RO); Muiraquimbó Orquestra (PA); com abertura da Orquestra Escola Sesc de Ensino Médio (RJ), sede do evento.

Arnou De Melo

Arnou De Melo é músico contrabaixista, compositor e produtor musical. Formado pelo BIT - Bass Institute of Technology do MI - Musicians Institute de Los Angeles, Califórnia, em 1990, tendo recebido o prêmio de “Outstanding Student of the Year”. Natural de Itajaí, Santa Catarina, começou sua carreira profissional aos 17 anos. Participou da Banda 4ª Redenção, grupo de projeção na região sul do Brasil nos anos 80/90.

Um dos idealizadores do Itajazz – Grandes Encontros; foi Diretor Geral de Ensino do Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí em 2007 e 2008; Coordenador das Oficinas do 8º, 9º, 10º e 11° Festival de Música de Itajaí de 2005 a 2008; Diretor Musical do 1º, 2º e 3º FEMIC – Festival da Música e da Integração Catarinense de 2008 a 2010; e professor de "Prática de Estúdio", nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música na UNIVALI - Universidade Vale do Itajaí, de 2008 a 2010.

Em 2009 gravou o seu primeiro CD solo "Fantasia", disco instrumental com composições e arranjos próprios, com o qual viajou em turnê por Santa Catarina com o Arnou De Melo Septeto. Idealizou e coordena desde 2010, o Projeto Show-aula, que consiste em concertos didáticos de música instrumental para estudantes de 6 a 14 anos da rede oficial de ensino.

Em 2015 apresentou o Concerto Monções na Turnê do Circuito Sesc de Música, em 25 cidades do estado de Santa Catarina. Foi uma das atrações da 5ª edição do TJF - Torino Jazz Festival 2016, com o apoio do Ministério da Cultura e do Fundo Nacional da Cultura, através do Edital de Intercâmbio. Durante a Turnê Europeia do Concerto “Monções” em 2016, realizou um workshow e seis concertos na Itália e um concerto na Espanha (Rubi/Barcelona).

É proprietário do Porta Voz Estúdio; Coordenador Geral do Festival de Música de Itajaí; Gerente de Apoio à Diversidade Cultural da Fundação Cultural de Itajaí; Professor da disciplina Prática de Conjunto no Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues; e Diretor Musical do Itajazz – Grandes Encontros. Está em estúdio finalizando o seu segundo CD, “MONÇÕES” – Arnou De Melo. Para 2018, prepara a gravação do DVD “Arnou De Melo - 50 Anos de Música”. Discografia: CD Monções – Arnou De Melo (em fase de produção); CD “Soprando Baixo” – Duo Soprando Baixo – 2014; CD “Fantasia” – Arnou De Melo – 2009; LP Brincadeira de Som – Grupo Quarta Redenção – 1986.

Mostra Nacional de Música do Sesc

A curadoria da Mostra Nacional de Música foi realizada em conjunto com o Departamento Nacional e os Departamentos Regionais do Sesc espalhados pelos diferentes estados do Brasil. Cada unidade do Sesc indicou artistas ou grupos que tenham participado de suas mostras locais, para que fossem analisados por uma Comissão de Curadoria, formada por cinco técnicos do Sesc, representantes das regiões do país. Com base nessa vasta e diversa oferta de grupos e artistas, foram selecionados os dez grupos que fazem parte de nossa programação, vindos de diferentes cidades, estados e regiões. Assim, a Mostra Nacional de Música pretende apresentar ao público um pouco da diversidade presente na música brasileira e que também está no DNA da Escola Sesc de Ensino Médio.

Além das apresentações, também está programado o Seminário Música Brasileira, com a presença dos grupos participantes da Mostra, para trocar experiências e vivências de suas cenas musicais locais e pensar em conjunto um cenário brasileiro para a música, além de intercâmbio entre os artistas participantes e os alunos dos cursos de música da Escola Sesc.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE