• Aresc notifica Casan por irregularidades no esgoto

Aresc notifica Casan por irregularidades no esgoto

30 Abr, 2018 10:33:38 - Geral

Içara (SC)

Uma equipe da Agência de Regulamentação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), esteve em Içara (SC) no dia 3 de abril para verificar denúncias feitas por Pedro Neves Marques.

A fiscalização técnica-operacional ocorreram em poços de visitas nas Ruas Antônio Zago (Centro), Presidente João Goulart (Jardim Elizabete) e Bertolino Dimas (Jaqueline) e também nas estações elevatórias de esgoto e na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e áreas adjacentes (caixa de passagem de esgoto, emissário e custo d´água).

“Esta vistoria fiscalizatória tem como objetivo verificar a efetiva operação de unidades que constituem o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do município de Içara, após recebimento de denúncias de problemas na rede coletora de esgoto”, informaram os engenheiros sanitaristas Luiza Burgardt Gelter Müller.

Segundo informações da Agência da Casan em Içara (SC), o Sistema de Esgotamento Sanitário do município atende atualmente uma população de 15.400 habitantes, representando 26% de atendimento, para 3.080 ligações, cinco bacias de contribuições contendo doze estações elevatórias de esgoto (EEE), 741 poços de visitas e uma estação de tratamento de esgoto (ETE) com capacidade de total de tratamento para a vazão de 14L/s (14 litros por segundo). Atualmente a ETE opera com uma vazão média de 2,0 L/s (2 litros por segundo, conforme dados do Relatório de Fiscalização Aresc nº 061/2017.

Conforme regra da Resolução ARESC n° 047/2016 a Casan teria que apresentar no prazo de 15 dias contados a partir do recebimento do Termo de Ajustamento de Ação e Conduta (RAAC) as suas justificativas e/ou providências que serão adotadas para a correção das irregularidades, hipótese esta em que deverá apresentar medidas que serão adotadas e prazos.

Segundo informações da Concessionária quando da visita técnica realizada em 6 de setembro de 2017, onde técnicos da Aresc verificaram as condições operacionais do SES (Relatório de Fiscalização Emergencial ARESC GEFIS n°061/2017) para autorizar a cobrança da tarifa de esgoto, o controle operacional das estações elevatórias se dava por operadores volantes. Na oportunidade os técnicos da Aresc constataram que algumas elevatórias não estavam operando devido aos disjuntores destas estarem desarmados, como por exemplo, da EEP 1/1, que também foi ponto de visita da presente ação fiscalizatória. Por esse motivo, a Aresc solicita a implantação de sistema remoto de monitoramento.


FOTO/MASO NYETTO/JI

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE