• Arena Poliesportiva com nome de Nilson Matos Pereira

Arena Poliesportiva com nome de Nilson Matos Pereira

20 Dez, 2016 15:37:26 - Política

Araranguá (SC)

Entre as propostas debatidas e aprovadas pela Câmara de Vereadores durante a sessão dessa segunda-feira, dia 19, constou o Projeto de Lei 44/2016, de autoria de Ozair da Silva, Banha (PT), que denomina a Arena Poliesportiva Municipal, em fase de construção, com o nome do saudoso desportista “Nilson Matos Pereira”.

Campeão brasileiro

Polivalente e dono de um físico privilegiado, Nilson foi atleta de destaque em várias modalidades esportivas, onde sempre representou dignamente Araranguá. No futebol, ele foi campeão Brasileiro de 1960, atuando pela Seleção Catarinense de Futebol. Era suplente de Carlos Gainete, que foi técnico de futebol e fez história como goleiro de Internacional, Vasco da Gama e Atlético/PR, entre outros.

Professor

Cidadão atuante, Nilson também presidiu o Instituto da Cidadania de Araranguá. Além disso, era apaixonado por xadrez e propavaga essa prática com os mais jovens. Foi fundador da Liga Amadora do Vale do Araranguá foi destacado professor, sindicalista, escritor (era membro da Academia Araranguaense de Letras) militante político, conselheiro, escritor e poeta.

A esposa de Nilson, “dona” Neusa ocupou espaço junto à Mesa Diretora da Câmara. A filha e psicóloga Débora e os netos Pamela, Salomão e Nicholas também celebraram a aprovação da propositura. Embora convidados para a reunião, os filhos Rebeca e Jonatan, que residem em Florianópolis, não se fizeram presentes, mas comemoraram a informação justificando antecipadamente suas ausências.

Emocionados depoimentos

Autor da proposta, o vereador Ozair da Silva, Banha destacou que conheceu “professor Nílson em 1986, quando esta ministrava aulas da disciplina de Estatística. “Ele era tão especial e comunicativo, que jamais esqueci da sua pessoa e dos seus ensinamentos. O Nilson era visionário. Esta homenagem é justa e merecida”, ponderou. Ele também lembrou que, a Arena recebeu recursos de R$ 3 milhões 120 mil de emendas destinadas pelo deputado federal Jorge Boeira (PP) e, que o aporte financeiro também receberá contrapartidas da Prefeitura Municipal.

Vários vereadores expressaram sua admiração pelo homenageado “in memorian”. Emocionado, Giancarlo Soares de Souza (PSD) revelou que muito da sua formação está associada a orientação que recebeu do saudoso professor. “Ela estava à frente da sua época. Utilizava técnicas criativas e eficazes para educar”, ressaltou.
Já Lourival João, Cabo Loro (PSD) enfatizou que Nilson Matos Pereira, além de educador era uma liderança incontestável. “Lembro que enquanto ele não chegada, seus companheiros de partido não iniciavam as reuniões políticas. A opinião do professor era essencial para qualquer debate”.

Demonstrando sinceridade, o vereador Jacinto Dassoler (PP) confidenciou que pretendia votar pela rejeição, mas mudou de opinião. “A obra recém iniciou, no entanto pela trajetória do homenageado, ao qual conheci desde a década de 60, compreendo que é merecida esta lembrança. Nilson era um professor, líder e desportista diferenciado e fenomenal”, frisou.

Por sua vez, o vereador Daniel Viriato Afonso (PP) ressaltou que, ainda não tem conhecimento sobre a liberação de recursos que viabilizarão à execução da Arena Poliesportiva Municipal. “Essa questão administrativa será avaliada com zelo e responsabilidade. De toda à forma, a homenagem póstuma é merecidíssima. Tive a oportunidade de conhecer o professor Nilson Matos Pereira. Seria um privilégio poder acompanhar a inauguração dessa obra e testemunhar a presença e alegria dos familiares do homenageado nesta ocasião”, salientou.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE