• Área é estudada para instalação de usina termosolar em Laguna

Área é estudada para instalação de usina termosolar em Laguna

13 Dez, 2017 14:09:43 - Geral

Laguna (SC)

O prefeito de Laguna Mauro Candemil se reuniu nesta terça-feira (12) com o chefe de Gabinete da Eletrosul, Aurélio Castro Remor, e o Gerente da Assessoria de Relações Institucionais da Presidência, Mucio Althoff de Medeiros, para definir a melhor área para instalação de uma Usina Termosolar, em Laguna.

Laguna foi escolhida para receber a primeira usina termosolar do Brasil, através de recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. 

No primeiro encontro realizado em novembro com a equipe da Eletrosul cogitou-se uma área do porto pesqueiro para instalação da usina. Porém será analisada também uma área pública no Laguna Internacional, devido a forte ensolação da região. 

A Secretaria de Planejamento realizará uma visita técnica ao terreno no Laguna Internacional, que pertence à prefeitura, para avaliar a viabilidade de utilizar esta área.

Segundo a assessoria de comunicação da Eletrosul esse projeto experimental tem como objetivo avaliar a eficiência dessa tecnologia da usina termosolar, além de fomentar a nacionalização desta tecnologia através da capacitação de universitários, para que empresas brasileiras produzam os materiais e máquinas necessárias a este tipo de usina. Atualmente tudo é importado.

Neste momento o projeto está em andamento dos estudos de viabilidade técnica e, após a aprovação, terá um prazo de execução de 36 meses a partir da assinatura da ordem de serviço.

“Nosso objetivo é usar parte dessa energia gerada para abastacer a ponte de Laguna. Assim resolvemos essa questão sobre quem paga a conta de luz da ponte”, explica Candemil.

A usina ocupará uma área de aproximadamente 1,5 hectare.

O investimento será em torno de R$15 milhões. Recursos já destinados através do P&D ANEEL.

O que é uma usina termosolar?

Termosolar é uma termoelétrica que utiliza a radiação solar para produzir eletricidade. Diferente do sistema fotovoltaico tradicional.

Nesse tipo de sistema, em um primeiro momento se obtém energia solar térmica e só depois se utiliza esta energia para produzir eletricidade através de uma turbina ou motor.

A tecnologia que será utilizada na Termosolar, em Laguna, será através de cilindro parabólico.

É uma energia totalmente limpa e renovável.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE