• Apresentado proposta para implantação do programa pioneiro

    O município será o primeiro a firmar parceira com a universidade para a diversidade linguística e patrimônio cultural no Sul

Apresentado proposta para implantação do programa pioneiro

02 Mai, 2017 14:41:29 - Educação

Nova Veneza (SC)

Uma comitiva de representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participou de uma audiência na manhã desta sexta-feira, dia 28, visando apresentar uma proposta de parceria para viabilizar o programa de extensão “Diversidade linguística e patrimônio cultural no Sul de Santa Catarina” com a Prefeitura Municipal de Nova Veneza. É um projeto piloto de convênio entre Programa de Extensão do curso de letras italiano, resultando no primeiro município catarinense a se beneficiar com ações decorrentes dessa parceria. O programa pretende, a curto e médio prazo, projetos e ações como a valorização e o uso do Talian, língua dos imigrantes e de seus descendentes, para evitar a perda eminente de um inestimável patrimônio; a valorização do ensino da língua italiana, já presente no currículo da rede municipal e o resgate da memória e da identidade dos descendentes dos imigrantes. Além do processo de revitalização do Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca na valorização do acervo já existente, ressignificando os objetos expostos com narrativas que contem seu uso na vida social dos imigrantes, catalogação e digitalização do acervo documental e criação de um site com informações sobre o museu e com acervo virtual.

“O projeto apresenta três pontos que tem relação diretamente com Nova Veneza. A valorização e o uso do Talin que é a língua que está em extinção e para não deixar morrer o dialeto. É a língua dos imigrantes, mas também dos nossos aqui descendentes e as novas gerações estão perdendo. A valorização do ensino da língua italiana que já faz parte da grade curricular e o resgate da memória da identidade dos descendentes dos imigrantes aqui em Nova Veneza”, afirmou a professora doutora Carolina Pizzolo Torquato.

Carolina também o primeiro projeto a ser desenvolvido que pretende iniciar com a cooficialização do Talian. “Outros municípios no Rio Grande do Sul já fizeram isso e apenas um em Santa Catarina. O objetivo é recuperar a memória histórica e afetiva da comunidade, garantirmos os seus direitos linguísticos e a preservação do seu patrimônio imaterial. Já existe toda uma legislação que apoia a cooficialização de uma segunda língua no município conhecida como Capital Catarinense da Gastronomia Típica Italiana, mas poderia ser também da cultura. Vamos debater com a comunidade se há interesse em tornar o dialeto mais importante para o município. E assessorar tecnicamente em todo o processo para criação do projeto de lei, até entrar na prática da vida cotidiana. Dar visibilidade ao dialeto e fazer com que as pessoas que ainda falam se sintam valorizadas e as novas gerações recuperem esse patrimônio perdido. O que nos esperamos com esse primeiro projeto é incentivar a cultura, o turismo e as atividades econômicas do município e estabelecer parcerias regionais, estaduais, nacionais e internacionais com várias instituições que apoiam a cooficialização da língua”, relatou.


O secretário de Educação, Elzio Milanez destacou que se a língua italiana não sair do âmbito escolar e for levar para dentro da comunidade irá se perder. “Penso que num curto prazo de tempo nós perderemos esse patrimônio imaterial valiosíssimo. Morrei com meus avós e nós falávamos dentro de casa o dialeto e o meu filho perdeu não teve essa cultura. Por isso, apoiamos esse excelente projeto”, afirmou.

Para o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo destaca a satisfação pela escolha do município para ser pioneiro com a parceria de uma excelente universidade como a UFSC. “Somos um município pequeno, mas com um povo acolhedor e um patrimônio histórico/cultural imenso. Nova Veneza se desenvolveu nesses últimos anos e vários aspectos e construímos uma nova história. Hoje ganhamos reconhecidos nacionalmente com um salto na questão do turismo e gastronomia. O Poder Público foi responsável por uma boa parcela, mas a gente sempre busca em fazer mais. Esse projeto a ser desenvolvido é importantíssimo cultuar e preservar a história dos nossos descendentes”, finalizou.

O grupo permanece durante todo o final de semana visitando as escolas municipais Líbero Ugioni, na Vila Maria, do Bairro Bortolotto, o Museu, a gôndola, entre outros pontos turísticos.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança