• Aprendizado do italiano amplia horizontes e aproxima origens

    Alunos da Satc Idiomas querem conhecer cultura e buscar novas oportunidades profissionais

Aprendizado do italiano amplia horizontes e aproxima origens

20 Ago, 2018 09:07:16 - Educação

Criciúma (SC)

O ‘buon giorno’ é comum aos ouvidos do morador da região carbonífera. Dizer bom dia em italiano é fácil. Ouvir a ‘nonna’ falando em dialeto também. Mas quem busca algo a mais não fica só nisso. “Iniciei o curso de italiano porque o país me encanta de diversas formas, mas o principal motivo é por querer morar e estudar na Itália”, revela a jornalista Tairini Marcelino.

Encantada pelo mundo da moda, Tairine quer fazer especialização na área. “Florença e Milão são consideradas as capitais da moda, seria um grande sonho por cursar nestas cidades”, enfatiza.

Ela é uma das alunas que buscou esse aprimorando no curso da Satc Idiomas. A proposta é facilitar o aprendizado da língua, permitindo que os alunos conheçam mais da cultura italiana e apliquem isso no aperfeiçoamento pessoal e profissional.

Atuando há 21 anos na Satc, primeiro como professora e hoje como coordenadora geral do Colégio, Izes Machado Beloli percebeu que o italiano é fundamental. “Recebemos os italianos na instituição através do intercâmbio. Na última reunião tive dificuldade em conversar com os intercambistas, por isso a necessidade de ampliar os conhecimentos”, conta.

Estímulo à cultura

A Satc já promoveu sete intercâmbios entre estudantes daqui e turmas que vieram da Itália. A parceria é com o Instituto de Vittorio Vêneto, no norte italiano, e que permite que professores e alunos dos dois países aprendam mais sobre a língua e a cultura locais.

O curso inicia no básico, permitindo o ingresso de quem não domina nada do idioma. “A duração do curso é de três anos, conforme o rendimento do aluno”, informa o coordenador de Pós-graduação e Extensão Satc Roberto Bortolotto.

A aula é realizada com base em três livros de uma editora da Itália. “O livro é a base, mas usamos métodos como músicas, textos, vídeos que não estão inclusos no exemplar”, ressalta.

Hoje, duas turmas estão aulas na Satc, uma nas quintas-feiras e a outra nos sábados. Eles se reúnem no bloco 10, nas salas do Satc Idiomas. Além do italiano, estão abertas as inscrições para os cursos de espanhol e inglês. Mais informações pelo telefone (48) 3431-7543 ou no www.colegio.satc.edu.br/idiomas

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE