• Após aumento no IDEB das escolas municipais, Urussanga ganha destaque em avaliação da saúde

Após aumento no IDEB das escolas municipais, Urussanga ganha destaque em avaliação da saúde

18 Set, 2018 14:32:58 - Saúde

Urussanga (SC) 

Equipes de Saúde da Família do município de Urussanga receberam nota “Excelente” em avaliação do PMAQ – AB e aumentaram o repasse financeiro federal em R$ 12 mil mensais como reconhecimento pelo trabalho

Após a boa notícia de crescimento nas notas do IDEB nas escolas da rede municipal de ensino de Urussanga, o município foi novamente reconhecido, agora na saúde, após a divulgação da avaliação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ - AB). A avaliação tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

Lançado em 2011, o programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. “Em setembro de 2018 foi realizada a certificação das equipes avaliadas em setembro de 2017, do 3º ciclo. As equipes de Saúde da Família de Urussanga receberam notas ‘Excelente’ o que garantiram um aumento do repasse financeiro realizado pelo Governo Federal em R$ 12 mil como reconhecimento. Esse recurso é de uso exclusivo para melhorias na qualidade dos serviços da Atenção Básica”, explica o secretário de saúde de Urussanga, Ademir Pascoal Becker.

Os critérios avaliados vão desde os aspectos da gestão municipal, estrutura física e auto-avaliação das equipes.  Um ponto importante a ser avaliado são os indicadores de saúde de cada equipe que são alimentados na base de dados do ministério da saúde através do e-SUS. Esses indicadores correspondem a 30% da nota.

“O ponto auge e o mais tenso do processo do PMAQ é a avaliação externa do Ministério da Saúde. Essa avaliação consiste na vinda dos avaliadores do MS ao município, ficando 8h em cada equipe avaliando o processo de trabalho, estrutura física e insumos disponíveis na unidade. Isso equivale 60% da nota final”, explica Becker.

De acordo com o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier, o resultado só demonstra o cuidado e preocupação com a saúde do município. “Esse resultado Excelente do nosso município e, especialmente da nossa Atenção Básica, se dá primeiramente ao empenho dos profissionais das equipes, para garantir um atendimento de qualidade, respeitoso e resolutivo. São resultados de avaliações como esta que nos fazem acreditar que seguimos no caminho certo. Ficamos felizes com os resultados que demonstram a importância de uma gestão profissional e técnica”, enaltece Cancellier.

Para a coordenadora da atenção básica do município, a enfermeira Lilyan Vieira Barzan Pluceno da Silva, a conquista deve ser comemorada por todos. “Agradecemos também a Administração Municipal que reconhece a Atenção Básica como prioridade nos serviços de saúde, tendo a consciência que devemos investir em prevenção e promoção da saúde e no diagnóstico precoce das doenças”, esclarece.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal