• Apesar da alta dos combustíveis, inflação medida pela Udesc fica estável em setembro na Capital

Apesar da alta dos combustíveis, inflação medida pela Udesc fica estável em setembro na Capital

04 Out, 2018 15:49:21 - Educação

Florianópolis (SC) 

A inflação para os consumidores de Florianópolis ficou praticamente estável durante o mês de setembro (queda de -0,03%). Na média, o preço dos alimentos caiu um pouco (-0,26%) enquanto produtos não alimentares voltaram a subir, em especial os combustíveis (2,35%). Desde o início de 2018, a alta acumulada dos preços locais é de 3,7%. Nos últimos 12 meses, o índice chega a 5,35%.

Os números são do Índice de Custo de Vida (ICV/Udesc Esag), calculado mensalmente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). O índice leva em conta o consumo de famílias de Florianópolis com renda de 1 a 20 salários mínimos, comparando 319 itens. Os dados foram coletados entre 1º e 30 de setembro.

Preços

Comprar alimentos para comer em casa ficou em média um pouco mais barato (-0,27%). Caíram os preços médios dos produtos industrializados (-0,36%) e de elaboração primária (-0,41%). Houve alguma alta nos preços dos alimentos in natura (0,43%) e na alimentação fora de casa (0,29%).

Entre os alimentos in natura, o preço do limão dobrou (alta de 101,25%), mas os outros aumentos foram mais modestos, com destaque para os preços da bergamota (14,19%), abacaxi (11,45%), abóbora (8,15%), pimentão (5,12%) e chuchu (5,09%).

Entre os produtos de elaboração primária, a maior queda foi a do leite (-5,63%), que já vinha baixando. Em agosto, o preço do leite teve uma redução de -4,6%.

Combustíveis e serviços

Os produtos não alimentares tiveram uma alta média de 0,42%, com alta na maioria dos itens. O preço dos combustíveis subiu 2,35%. Já os preços dos serviços não tiveram variação, tanto os privados quanto os serviços públicos e de utilidade pública.

Mais informações podem ser obtidas em www.esag.udesc.br/custodevida, onde é possível consultar o boletim mensal e a série histórica do ICV/Udesc Esag desde junho de 1994.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE